Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia11 março 2022

Poliomielite: como está a vacinação no Brasil?

Um relato recente de casos de poliomielite no Malawi e em Israel

Um relato recente de casos de poliomielite no Malawi e em Israel chamou a atenção da comunidade internacional, pois eram países que já eram considerados livres da doença.  A poliomielite é uma doença imunoprevenível e o Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite em 1994. Porém, nos últimos meses, temos visto uma redução da cobertura vacinal de poliomielite, o que acende o alerta para reintrodução de casos no Brasil. 

poliomielite

Vacinação no Brasil: precisamos retomar nosso ritmo 

Apesar das altas taxas de cobertura vacinal terem perdurado durante muitos anos e tornado o Brasil referência mundial em vacinação, o país tem visto o seu desempenho declinar desde 2015 e doenças imunopreveníveis, como sarampo, ressurgirem nos últimos anos.  

Gráfico de cobertura vacinal no Brasil de 1994 a 2021

poliomielite

Com a pandemia e as restrições de distanciamento social, ficou ainda mais difícil retornar aos níveis anteriores de vacinação, mas é importante observar o gráfico e avaliar que temporalmente a covid-19 não foi o fator determinante para a piora no cenário vacinal. A sensação de baixo risco por conta do declínio na prevalência/erradicação de doenças imunopreveníveis, além do aumento da preocupação com a segurança das vacinas têm levado a uma redução na cobertura vacinal. 

A atual pandemia da covid-19 mostrou a rapidez com que uma doença pode se disseminar e causar danos irreversíveis. Nosso país tem uma estrutura eficiente para vacinar toda a população, superar a pandemia e não vivenciar novos surtos de doenças já erradicadas.  

O Ministério da Saúde deve organizar ações e serviços para retomar as coberturas vacinais em tempo oportuno, além de garantir infraestrutura e logística para evitar o desabastecimento de doses. Como cidadãos também somos parte ativa do processo, precisamos nos dispor a vacinar e a divulgar informações de qualidade, combatendo os movimentos antivacina.  

 

Dados públicos e privados sobre a saúde brasileira ao seu alcance.

Coautor:

Artur Faria. Clínico Unimed-BH. Especializando em Ciência de Dados (PUCMG). Especialista em Clínica Médica (HPMMG). Medicina (UFMG).

Referências bibliográficas:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde