Whitebook: Parvovírus B19 e o eritema infeccioso
O parvovírus B19 é um vírus com elevado tropismo para células precursoras eritropoiéticas e transmitido através de secreções respiratórias, saliva, sangue ou derivados e por transmissão vertical.
Veja também: Clinical Drops: via aérea difícil e CNAF
Geralmente cursa de modo assintomático, sendo a presença de manifestações clínicas influenciada por fatores como idade, condição imune e hematológica. É bem reconhecida a sua associação com o eritema infeccioso e a crise aplástica.
Eritema infeccioso
No eritema infeccioso, mais comum na idade escolar, é característico o exantema em face com maculopápulas que se confluem principalmente nas bochechas, poupando a região perioral, dando o aspecto de “face esbofeteada”. Ao longo dos dias, o exantema evolui para outras partes do corpo de modo centrífugo e com aspecto rendilhado, simétrico e pruriginoso. Tal exantema pode persistir por mais de dez dias e exacerbar ou reaparecer em situações nas quais a criança é exposta ao sol, a exercícios e a alterações de temperatura.
A crise aplástica, por sua vez, é caracterizada por febre, palidez, astenia e tontura. Laboratorialmente, há redução dos níveis de hemoglobina e da contagem de reticulócitos ao se considerar a ação do parvovírus B19 contra a produção dos precursores eritroides na medula óssea. É mais comum nos pacientes com doenças hematológicas como doença falciforme, anemia ferropriva e nos imunossuprimidos.
O diagnóstico é baseado na triagem sorológica, sendo o IgM detectado até 2-3 meses após a infecção aguda e no PCR, método mais sensível e precoce para detecção do vírus. Ademais, pode ser clínico em caso de eritema tóxico em função das características da erupção cutânea.
Saiba mais: Anemias falciformes
No que concerne ao tratamento, a maioria dos casos é autolimitada, sendo a hemotransfusão necessária em casos de anemia severa.
Quer saber mais sobre o parvovírus B19? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Laboratório Sangue Parvovírus B19 – IgG.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.