Cientistas espanhóis descobriram uma mutação genética em pessoas com o HIV que inibe a produção da proteína Siglec-1, que facilita a penetração do vírus no organismo, bloqueando, assim, a entrada do HIV no sistema imunológico.
O estudo, feito pelos pesquisadores do IrsiCaixa, na Espanha, foi publicado esse mês na revista Nature Communications. O artigo demonstra que a mutação genética identificadas em pessoas com HIV inibe a produção da Siglec-1, proteína que facilita a entrada do vírus nas células mieloides e transfecção aos linfócitos T-CD4.
Veja também: HIV / SIDA em Foco: Novidades no tratamento da infecção
Os cientistas reuniram dados de 97 pessoas com a mutação em seus cromossomos para comprovar que essa mutação reduz a capacidade das células mieloide de capturar o vírus HIV. O estudo ainda não foi totalmente concluído, já que falta saber se a mutação está associada ou não à evolução da doença.
De qualquer forma, a pesquisa pode ser importante para direcionar futuros esforços no sentido de utilizar o Siglec-1 como possível elemento em novos medicamentos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.