Nesta segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde anunciou a redução da quarentena de dez para sete dias para pessoas com casos leves e moderados de Covid-19.
De acordo com o anúncio, caso o paciente não apresente sintomas respiratórios ou febre e não ter feito o uso de medicamentos há 24 horas no quinto dia de isolamento, ele poderá realizar outro teste de Covid-19 (RT-PCR ou teste rápido de antígeno). Caso o resultado seja negativo, o isolamento poderá ser encerrado. Já com o resultado positivo, a quarentena deve continuar até o décimo dia.
Isolamento em casos sintomáticos
Caso o paciente chegue ao sétimo dia ainda com sintomas, é obrigatória a realização da testagem. Com o resultado do teste negativo, o paciente deve aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair da quarentena.
Com o diagnóstico positivo, a quarentena deverá ser mantida por pelo menos 10 dias contados a partir do primeiro dia de sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas.
Pacientes em isolamento de dez dias
Os pacientes que não fizeram teste até o décimo dia de isolamento, mas estiverem sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, por pelo menos 24 horas, poderão ser liberados do isolamento.
O Ministério da Saúde reforça que o entendimento de isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da Covid-19. Nesse momento que é possível transmitir o vírus em condições de infectar outras pessoas.
Veja mais: Covid-19: RJ orienta redução de tempo de isolamento
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referência bibliográfica:
- Ministério da Saúde reduz para 7 dias o isolamento de casos por Covid-19. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/ministerio-da-saude-reduz-para-7-dias-o-isolamento-de-casos-por-covid-19
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.