Nesta terça-feira, 28, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação com as doses de reforço contra a Covid-19 irá contemplar as pessoas acima de 60 anos no Brasil. Desde o dia 15 de setembro, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidos.
Segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 7 milhões de brasileiros com idade acima de 60 anos no país.
Na última sexta-feira, 24, o Ministério já havia anunciado a terceira dose para os profissionais de saúde.
Aplicação da dose de reforço
A dose adicional deve ser aplicada, pelo menos, seis meses após o idoso ter o ciclo de imunização completo com a segunda dose, independentemente do imunizante utilizado.
A nova etapa da vacinação está sendo realizada com a vacina da Pfizer. Porém, na falta desse imunizante, a alternativa pode ser usar as vacinas de vetor viral, como a Janssen ou AstraZeneca.
Saiba mais: Afinal, quantas doses da vacina anti-Covid-19 serão necessárias?
Estudo sobre a terceira dose em Israel
Um dos países pioneiros em conseguir ampla cobertura vacinal de sua população, Israel teve o seu programa de vacinação e o impacto da dose adicional nos casos de Covid-19 no país avaliados por um estudo. Os dados foram publicados no The New England Journal of Medicine.
Os dados foram extraídos do sistema do Ministério da Saúde de Israel e incluíram datas de vacinação, informações em relação a resultados de PCR, datas de hospitalização por Covid-19, variáveis demográficas e status clínico (doença leve ou grave).
Para estimar a redução nas taxas de infecção confirmada e de doença grave, foram analisados os dados dessas duas taxas entre pacientes com dose booster e entre pacientes com duas doses. As taxas foram calculadas na forma de casos confirmados e de doença grave por pessoas-dias sob risco. A vacinação foi feita com a vacina da Pfizer. As análises foram ajustadas por idade, sexo, grupo demográfico e data da segunda dose. Confira os resultados do estudo.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Com a maior campanha de vacinação da história, Governo Federal amplia dose de reforço para idosos acima de 60 anos. Ministério da Saúde. 28 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/setembro/com-a-maior-campanha-de-vacinacao-da-historia-governo-federal-amplia-dose-de-reforco-para-idosos-acima-de-60-anos
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.