Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia23 janeiro 2017

Medicamento para hepatite C protege células dos danos causados pelo vírus Zika

Antiviral utilizado no tratamento da hepatite C, protege as células de danos causados pelo vírus Zika, indica uma nova pesquisa conduzida pela Fiocruz.

Por Vanessa Thees

O sofosbuvir, antiviral utilizado no tratamento da hepatite C, protege as células de danos causados pelo vírus Zika, indica uma nova pesquisa conduzida pela Fiocruz. Os autores acreditam que o medicamento tem potencial para se tornar uma opção no tratamento da doença.

O sofosbuvir é clinicamente aprovado para uso contra a hepatite C, tendo com alvo a enzima mais conservada entre os membros da família Flaviviridae – da qual o ZIKV também faz parte – , a RNA polimerase. A semelhança entre as doenças foi uma das razões que motivou o estudo.

Veja também: ‘Abordagem ao paciente com febre e mialgia’

O sofosbuvir inibiu a RNA polimerase do ZIKV, direcionando resíduos de aminoácidos conservados, em diferentes sistemas celulares, como células hepáticas (Huh-7), neuronais humanas (SH-Sy5y), uma linhagem de células de rim de hamster (BHK-21) e em organoides cerebrais (minicérebros cultivados a partir de células-tronco, que reproduzem os estágios iniciais da formação do cérebro). Essa proteção foi observada mesmo quando as células foram submetidas a altos títulos virais.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para além da inibição direta da RNA polimerase, observou-se também que o fármaco induziu um aumento nas mutações A-para-G no genoma viral.

Para os pesquisadores, mais investigações são necessárias antes dos ensaios com pacientes, mas os primeiros resultados indicam que o sofosbuvir tem potencial para reduzir os danos provocados pela infecção e se tornar uma opção no tratamento da doença, até que uma vacina seja desenvolvida.

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica