O sofosbuvir, antiviral utilizado no tratamento da hepatite C, protege as células de danos causados pelo vírus Zika, indica uma nova pesquisa conduzida pela Fiocruz. Os autores acreditam que o medicamento tem potencial para se tornar uma opção no tratamento da doença.
O sofosbuvir é clinicamente aprovado para uso contra a hepatite C, tendo com alvo a enzima mais conservada entre os membros da família Flaviviridae – da qual o ZIKV também faz parte – , a RNA polimerase. A semelhança entre as doenças foi uma das razões que motivou o estudo.
Veja também: ‘Abordagem ao paciente com febre e mialgia’
O sofosbuvir inibiu a RNA polimerase do ZIKV, direcionando resíduos de aminoácidos conservados, em diferentes sistemas celulares, como células hepáticas (Huh-7), neuronais humanas (SH-Sy5y), uma linhagem de células de rim de hamster (BHK-21) e em organoides cerebrais (minicérebros cultivados a partir de células-tronco, que reproduzem os estágios iniciais da formação do cérebro). Essa proteção foi observada mesmo quando as células foram submetidas a altos títulos virais.
Para além da inibição direta da RNA polimerase, observou-se também que o fármaco induziu um aumento nas mutações A-para-G no genoma viral.
Para os pesquisadores, mais investigações são necessárias antes dos ensaios com pacientes, mas os primeiros resultados indicam que o sofosbuvir tem potencial para reduzir os danos provocados pela infecção e se tornar uma opção no tratamento da doença, até que uma vacina seja desenvolvida.
Referências:
- https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/medicamento-protege-celulas-de-danos-causados-pelo-virus-zika
- The clinically approved antiviral drug sofosbuvir inhibits Zika virus replication. Carolina Q. Sacramento, Gabrielle R. de Melo[…]Thiago Moreno L. Souza. Scientific Reports 7, Article number: 40920 (2017). DOI:10.1038/srep40920
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.