Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia2 dezembro 2021

Infecções periprotéticas: diferenças entre as culturas do líquido articular e as intraoperatórias

Um estudo teve como objetivo avaliar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para a identificação de infecções periprotéticas.

Por Rafael Erthal

O diagnóstico das infecções periprotéticas envolve a rotina de realizar coleta e estudo do líquido articular a fim de se guiar passos importantes relacionados ao tratamento. A concordância entre a cultura pré-operatória do líquido sinovial e as culturas de tecidos intraoperatórias obtidas na revisão cirúrgica permanece desconhecida.

Um recente estudo foi desenvolvido com o objetivo de determinar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para a identificação precoce dos organismos responsáveis pelos quadros infecciosos pós-artroplastias de joelho ou quadril.

cirurgião terminando cirurgia para avaliar infecções periprotéticas

Infecções periprotéticas

Um total de 363 pacientes que preencheram os critérios para o diagnóstico de infecção estabelecidos pela “Musculoskeletal Infection Society” foram identificados a partir de um banco de dados retrospectivo de infecções articulares.

Os critérios de inclusão exigiam uma amostra de líquido sinovial intra-articular positiva no prazo de 90 dias da cultura de tecidos intraoperatória na cirurgia de revisão. A concordância foi definida como correspondência de organismo (s) em amostras aspiradas e intraoperatórias.

Leia também: Há diferença entre opioides fortes e fracos para tratamento da dor em pacientes ortopédicos?

Resultados

A concordância foi identificada em 279 (76,8%) pacientes com taxas semelhantes entre as artroplastias totais do quadril (77,2%) e as artroplastias totais do joelho (76,4%, P = 0,86). Discordância de cultura ocorreu em 84 (23,1%) pacientes; 37 (10,2%) não apresentaram crescimento da cultura intraoperatória e em 33 (90,1%) foi identificada infecção polimicrobiana.

O estudo sugere que a cultura obtida através da análise do líquido articular coletada tem sensibilidade e especificidade favoráveis ​​quando comparada à cultura de tecidos para identificar a maioria dos organismos responsáveis pelas infecções periprotéticas.

Os resultados podem orientar o tratamento cirúrgico e os antibióticos pós-operatórios, mas ainda é necessária a coleta de múltiplas culturas de tecidos para maximizar a chance de identificar infecções polimicrobianas.

Mais do autor: A qualidade da redução da sindesmose nas fraturas do tornozelo influencia no resultado funciona a curto prazo?

Referência bibliográfica:

  • Boyle KK, Kapadia M, Chiu YF, Khilnani T, Miller AO, Henry MW, Lyman S, Carli AV. The James A. Rand Young Investigator’s Award: Are Intraoperative Cultures Necessary If the Aspiration Culture Is Positive? A Concordance Study in Periprosthetic Joint Infection. J Arthroplasty. 2021 Jul

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia