Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia4 junho 2022

Fórum de Sepse 2022: uso de noradrenalina em acesso periférico é seguro?

Uso de vasopressores em acesso periférico para o tratamento de paciente com sepse e hipotensão. É seguro o uso de noradrenalina?

No XVIII Fórum Internacional de Sepse, realizado pelo Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS) contamos com a participação do Dr. Alexandre Biasi, Diretor do Instituto de Pesquisa Hcor e Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva – BRICNet.

Durante sua apresentação foi discutido o uso de vasopressores em acesso periférico para o tratamento de paciente com sepse e hipotensão. Quão seguro é iniciar noradrenalina em acesso periférico?

A Surviving sepsis Campaign (SSC) de 2021 sugere que “para adultos com choque séptico, deve-se iniciar vasopressores em veia periférica para restaurar a pressão arterial média até que uma via venosa central seja definida. Deverá ser utilizada uma veia da fossa cubital ou em região proximal a esta”. Trata-se de recomendação fraca com evidência de muito baixa qualidade.

Em revisão sistemática composta por sete estudo, com um total de 1382 pacientes, sendo noradrenalina o agente mais administrado em veia periférica (n = 702) por tempo médio de infusão de 22h (IC95% 8-36h), o extravasamento ocorreu em 3,4% (IC95%2,5-4,7%) dos casos, sem relatos de isquemia de membros ou necrose tecidual, sendo que todos os eventos foram tratados com sucesso de forma conservadora ou com medicamentos vasodilatadores. 

Para saber mais sobre o Surviving sepsis Campaign (SSC) 2021, ouça nosso podcast: PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign (2021)

noradrenalina

Mensagem prática

O uso de noradrenalina em acesso periférico até a instalação de um cateter venoso central é seguro e com um risco reduzido de extravasamento, que seria a complicação mais temida, e, mesmo quando da ocorrência deste, os danos ao pacientes não costumam ser graves.

Confira outras noticias sobre o XVIII Fórum Internacional de Sepse 2022

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo