Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia21 junho 2023

Fiocruz confirma primeira morte de humano por influenza suína no Brasil em 2023

A paciente não teve contato direto com porcos, mas dois de seus contatos próximos trabalhavam na fazenda de suínos.

Por Redação Afya

Uma mulher de 42 anos, moradora de Toledo, no Paraná, morreu por infecção pelo vírus influenza A(H1N1)v de origem suína.

De acordo com a Fiocruz, a paciente havia obtido diagnóstico prévio de câncer e vivia na região de uma fazenda de suínos. No dia 1° de maio apareceram os primeiros sintomas da gripe, que foram febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor abdominal. Já no dia 3, a paciente precisou ser hospitalizada devido à evolução do quadro para infecção respiratória aguda grave e no dia 4 de maio, foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI), onde morreu no dia seguinte.

Este caso trata-se da primeira infecção humana causada pelo vírus influenza A(H1N1)v relatada em 2023 no Brasil.

A paciente não teve contato direto com porcos, mas dois de seus contatos próximos trabalhavam na fazenda de suínos e não relataram doença respiratória, além de testarem negativo para influenza. Até o momento, nenhuma transmissão de humano para humano associada a este caso foi identificada. Segundo a OMS, o risco de transmissão comunitária é considerado como baixo.

porcos

A(H1N1)v X H5N1

Marilda Mendonça, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz, destacou a diferença entre os vírus A(H1N1)v e H5N1: “É muito importante ressaltar que este caso não tem correlação com o vírus H5N1, que muito tem se falado nos últimos dias. O H5N1 é o vírus da influenza aviária, atinge predominantemente as aves e até o momento não há registro de casos em humanos no Brasil. O vírus detectado no Paraná é outro, trata-se do H1N1 variante”.

A publicação da Fiocruz lembra que não existe vacina para infecção por influenza A(H1N1)v. De acordo com a OMS, a vacina contra a gripe sazonal, administrada anualmente, é capaz de reduzir o adoecimento a partir de infecções pelos vírus da gripe humana e variantes.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia