Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia10 maio 2021

CDC atualiza orientação sobre Covid-19 e destaca transmissão aérea

Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA atualizaram a orientação sobre a Covid-19 e como ela se propaga. Saiba mais.

Por Luciano Lucas

Na última sexta-feira, 7, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizaram a orientação sobre a Covid-19 e como ela se propaga. A atualização destaca que a transmissão pode ocorrer ao inalar gotículas respiratórias muito finas e partículas de aerossol, além do contato com gotículas pulverizadas ou tocando as mãos contaminadas na boca, nariz ou olhos.  

CDC atualiza orientação sobre a Covid-19

Nova orientação sobre a Covid-19

Além disso, os CDC também enfatizam que pessoas que estão a menos de dois metros de um indivíduo infectado têm maior probabilidade de também serem infectadas pelo novo coronavírus. Essa nova orientação sobre a Covid-19 é uma mudança da colocação anterior da agência, que dizia que a maioria das infecções foram adquiridas via contato próximo e não por transmissão pelo ar. 

Em 2020, enquanto a pandemia avançava de forma vertiginosa, infectologistas alertaram e criticaram por meses os CDC e a Organização Mundial da Saúde (OMS) por negligenciarem pesquisas que indicavam fortemente que o novo coronavírus era viaja em pequenas partículas no ar. Muitos cientistas aprovaram o fato dos CDC terem descartado o termo “contato próximo”, que era considerado como vago e não especificava as variações da transmissão nos aerossóis.

Leia também: Anvisa autoriza produção de insumo da vacina AstraZeneca pela Fiocruz

Recomendações de prevenção seguem as mesmas

Na atualização da orientação sobre a Covid-19, os CDC reforçaram a importância das recomendações de prevenção. Os cuidados destacados são os já conhecidos por toda a população mundial, como distanciamento social, usar máscaras, evitar lugares fechados com aglomerações, e certificar que os ambientes estejam sempre bem ventilados.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência