De acordo com o Informe de Vigilância das Síndromes Gripais referente a Semana Epidemiológica 11 (de 10/03/2024 a 16/03/2024) o Brasil apresenta queda no número de casos e mortes causadas por covid-19, os dados do Ministério da Saúde mostram 10,8% menos casos novos e uma diminuição de 5,4% na quantidade de óbitos.
Panorama
Em 2024, o país já registrou 483.357 casos e 2.328 óbitos relacionados com a doença, os números registrados na Semana Epidemiológica 11 são os menores desde os observados no período pós-carnaval. Para a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a queda nos números relativos as infecções por SARS-CoV-2 não podem diminuir os cuidados com a doença "Desde o início do ano estamos vendo a gravidade da dengue no Brasil, mas ainda temos quatro vezes mais pessoas morrendo por Covid do que por dengue no país. Além da vacinação, é preciso que todos continuem com as medidas de proteção que aprendemos durante o período mais trágico da pandemia”. Leia também: Ministério da Saúde pede reforço ao enfrentamento de sublinhagens de covid-19 O relatório do Ministério da Saúde também apontou quais variantes do vírus estão mais presentes na população, a subvariante JN.1 (62%) segue com maior predominância, depois vêm XBB.1.5 (21%), BA.2.86 (3%), subvariantes EG.5 (1%), XBB.2.3 (1%) e as recombinantes XDR (13%).Influenza
Outra informação importante apresentada no Informe foi que o crescimento de casos de influenza observado na Semana Epidemiológica 9 ainda permanece, com a doença associada a 48% dos vírus identificados em casos de síndrome gripal e 19% dos casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A fim de combater a doença, o Ministério da Saúde antecipou para março a distribuição de vacinas e o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente ocorria entre abril e maio. *Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.