Logotipo Afya
Anúncio
28 março 2024

Atualidades na vacinação em adultos: vacinas adicionadas ao PNI nos últimos 5 anos

Confira seis imunizações que foram incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) recentemente, focadas na população adulta.
Por Raissa Moraes
Neste novo artigo da série Vacinas no Portal Afya, vamos abordar as imunizações para a população adulta presentes no PNI. As vacinas são um dos pilares na prevenção de morbimortalidade por diversas doenças infecciosas. Ainda assim, dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura vacinal em adultos está em queda. Em 2022, apenas metade da população adulta estava em dia com seu calendário vacinal.   Além das vacinas que já constavam no calendário vacinal do adulto, como hepatite B, febre amarela, HPV, entre outras, de 2021 até hoje tivemos incremento com novas descobertas no campo da vacinação de adultos. 

Covid-19 bivalente 

As vacinas bivalentes têm sido utilizadas como dose de reforço e elas garantem proteção contra a variante original, além da ômicron. As vacinas contra covid-19 estão disponíveis apenas na rede pública. 

Influenza com alta carga de antígenos  

A vacinação contra o vírus Influenza é a medida de prevenção mais eficaz da infecção e de suas complicações. Assim, anualmente é realizada a vacinação da população acima de 6 meses de idade com a formulação atualizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), órgão da União Europeia.  Até 2012, as vacinas produzidas contra gripe eram trivalentes, ou seja, protegiam contra três cepas diferentes (duas cepas A e uma B) e é esse tipo que temos disponível no Sistema Único de Saúde atualmente. Porém, nas últimas duas décadas, duas linhagens distintas de influenza B cocircularam, o que tornou difícil a previsão de qual cepa incluir na vacina anual. Dessa forma, a partir de 2012, foram licenciadas as vacinas tetravalentes, que além de terem as cepas presentes na trivalente, tem mais uma cepa B. Essas últimas encontram-se disponíveis na rede privada.    Recentemente passamos a ter disponível na rede privada as vacinas tetravalentes com uma carga de antígenos superior. Essa vacina é mais eficaz na população com mais de 60 anos, que apresenta uma resposta imune inferior pela imunossenescência e doenças crônicas.  

Vírus sincicial respiratório 

A vacina é indicada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelos subtipos do vírus sincicial respiratório VSR-A e VRS-B em adultos com 60 anos de idade ou mais. Está, no momento, disponível apenas na rede privada e existe a associação dela com a vacina contra Influenza com alta carga de antígenos.  

Herpes zóster 

A nova vacina Shingrix – GSK, disponível apenas na rede privada, é uma vacina recombinante, inativada, que previne a doença e suas complicações, como neuralgia pós herpética. É uma vacina indicada para maiores de 18 anos que tenham maior risco de adoecer e imunocomprometidos.  

Dengue 

Em março de 2023, a vacina QDENGA®, do laboratório Takeda, foi autorizado pela Anvisa. É uma vacina tetravalente contra a dengue, com vírus atenuado, com esquema de duas doses com 90 dias entre cada uma. Uma dose já confere proteção em torno de 80%, porém, a segunda dose torna essa proteção duradoura e, até o momento, não há evidência de que reforços sejam necessários. O diferencial dessa vacina é que ela é a única vacina contra dengue aprovada para uso independentemente da exposição anterior à dengue.   O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra dengue inicialmente nas regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10-14 anos, já que essa é a faixa etária de maior internação hospitalar, depois dos idosos. Na rede privada, a vacina está disponível para pessoas entre 4 e 60 anos.  

HPV 

Tivemos mudança nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que agora indica que o esquema com dose única pode oferecer efic´cia e durabilidade de proteção comparáveis a um esquema com duas doses. No SUS temos disponível a vacina tetravalente e na rede privada, nonavalente.  
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo