Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia2 abril 2024

Anvisa aprova vacina para prevenção da bronquiolite

Crianças de até seis meses de idade e puérperas entre as semanas 32 e 36 da gestação podem ser vacinadas. A população acima de 60 anos também foi liberada.
Por Luciano Lucas

No dia 1° de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial autorização de registro para uma vacina utilizada contra o vírus sincicial respiratório (VSR). 

Com nome comercial de Abrysvo®, o imunizante fabricado pela Pfizer embora objetive a prevenção de doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças de até seis meses de idade deve ser aplicado em puérperas entre as semanas 32 e 36 da gestação.  

A população com idade acima de 60 anos também foi liberada para receber a vacina. 

Dados dos estudos 

Em gestantes, a efetividade do imunizante intramuscular bivalente de dose única foi avaliada em estudos controlados por placebo com mais de 10.000 pessoas grávidas. Observou-se que a vacina foi capaz de reduzir o risco de doença do trato respiratório inferior em até 57,3% e da doença grave do trato respiratório inferior em até 91,1%, em crianças de até seis meses de idade. 

Leia também: Proteção contra infecção do trato respiratório inferior causada pelo VSR em bebês 

Os efeitos adversos mais comuns foram dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular e náusea. Durante os estudos também foram registradas maior chance de baixo peso ao nascer (5,1% contra 4,4% do grupo placebo) e icterícia (7,2% contra 6,7% do grupo placebo). 

Em idosos os efeitos adversos também incluíram fadiga. 

Pessoas que tiverem alergia a algum componente do medicamento não devem utilizá-lo. 

VSR 

O último boletim Infogripe (semana epidemiológica 12) indicou que 18,4% dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), em 2024, foram causados por VSR, afetando principalmente crianças e idosos. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo