O diabetes mellitus gestacional é uma doença que vem crescendo em prevalência em todo o mundo. Muito tem se discutido sobre seu diagnóstico com regras variáveis para glicemias de corte para cima (aumentando os valores falso negativos) como para baixo (aumentando os falsos positivos), uso de sobrecargas com 50, 75 ou 100 gramas de dextrosol, valores dessas curvas com ligeiras variações entre os centros de estudo pelo mundo.
Além do diagnóstico, o tratamento tem passado por novas inclusões e ensaios clínicos com novas drogas. Antes proscritos, alguns antidiabéticos orais têm sido testados com bons controles glicêmicos e poucos efeitos colaterais ou malformações.
Leia também: Consumo de nozes e função renal entre mulheres com histórico de diabetes gestacional
Estudos recentes
No artigo, Prevention of Gestational Diabetes Mellitus (GDM) and Probiotics: Mechanism of Action: A Review, publicado na Current Diabetes Reviews os autores fizeram uma grande revisão da literatura com artigos publicados entre 2000 a 2017 em bases de dados: PubMed, Science Direct, Cochran e Medlib indexadas.
Considerando a permeabilidade intestinal controlada pela presença de probióticos, modulando a microbiota intestinal, diminuindo o processo inflamatório local, essa interação poderia ser a responsável por controlar e até mesmo prevenir o aparecimento de diabetes em mulheres grávidas.
Mensagem final
Apesar de novos estudos serem necessários para comprovação dessas evidências, esses estudos clínicos e experimentais foram promissores em seus resultados na prevenção do diabetes gestacional com uso de probióticos modulando a microbiota intestinal.
Saiba mais: Recomendações para uso de probióticos em patologias gastrointestinais
Referências bibliográficas:
- Homayouni A, et al. Prevention of Gestational Diabetes Mellitus (GDM) and Probiotics: Mechanism of Action: A Review. Current Diabetes Reviews. 2020;16(6). doi: 10.2174/1573399815666190712193828
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.