O blues pós-parto é uma alteração frequente no puerpério imediato, caracterizada por um estado de tristeza e instabilidade emocional, com picos no 5º dia após o nascimento do bebê. Mulheres que sofrem de blues pós-parto intenso estão mais propensas a desenvolver depressão pós-parto.
No puerpério imediato, os níveis de estrogênio e progesterona de uma mulher despencam. Isso causa uma elevação acentuada nos níveis de monoamina oxidase A (MAO-A) no cérebro, que é um mediador da depressão pós-parto.
Pesquisadores criaram um suplemento dietético (composto de 2g de triptofano, 10g de tirosina e suco de mirtilo) e testaram sua eficácia no combate e redução dos efeitos dos níveis elevados de MAO-A. O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, incluiu 41 mulheres, no qual 21 receberam o suplemento nos dias 3, 4 e 5 pós parto e 20 serviram como controles.
Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!
Duas medidas de depressão validadas foram administradas imediatamente antes do parto e no 5º dia pós-parto. No grupo de controle, a maioria dos escores de depressão média foi muito pior no dia 5 do que antes do parto. No grupo que recebeu suplementos, os escores não aumentaram após o parto (p < 0.001).
Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que esse suplemento dietético projetado para combater os efeitos da atividade elevada de MAO-A elimina a vulnerabilidade ao humor deprimido durante o pico de blues pós-parto. Agora, são necessários novos estudos com grupos maiores para confirmar os efeitos da terapia nutricional.
Referências:
- Selective dietary supplementation in early postpartum is associated with high resilience against depressed mood. PNAS 2017 114 (13) 3509-3514; published ahead of print March 13, 2017, doi:10.1073/pnas.1611965114
- https://www.jwatch.org/na43796/2017/04/06/nutritional-therapy-postpartum-blues-might-be-effective
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.