Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Em 2010, um estudo da Women’s Health Initiative (WHI) indicou que a terapia hormonal está associada a efeitos adversos graves em mulheres na pós-menopausa. Desde então, o uso dessa terapia durante a menopausa diminuiu.
Com base nessa e outras evidências mais recentes, A US Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizou suas diretrizes de 2012 sobre o uso de terapia hormonal para prevenção primária de condições crônicas em mulheres na pós-menopausa.
As recomendações são:
1) A USPSTF não recomenda o uso de estrogênio e progesterona combinados para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres na pós-menopausa (recomendação D – moderada).
2) A USPSTF não recomenda o uso exclusivo de estrogênio para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres pós-menopáusicas que tiveram uma histerectomia (recomendação D – moderada).
Veja a publicação completa nesse link.
Referências:
- Hormone Therapy for the Primary Prevention of Chronic Conditions in Postmenopausal WomenUS Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA. 2017;318(22):2224–2233. doi:10.1001/jama.2017.18261
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.