Quanto tempo esperar para gravidez após cirurgia laparoscópica para endometriose?
Análise retrospectiva acompanhou pacientes desejavam gravidez após tratamento de endometriose laparoscópico.
A endometriose é uma doença inflamatória crônica que afeta 5% das mulheres, causando dor pélvica crônica com prejuízos na qualidade de vida e taxas de infertilidade entre 25% e 50% das pacientes acometidas. Muitas vezes é necessário realizar tratamento de endometriose laparoscópico por causa da dor ou devido à infertilidade.
Leia também: Exercício de alta intensidade durante a gravidez
Em maio de 2023, foi publicado um artigo no International Journal of Gynecology & Obstetrics com o objetivo de encontrar os fatores que influenciam o tempo até a gravidez após a intervenção laparoscópica e avaliar o momento adequado para iniciar a terapia de reprodução assistida (TRA).
Métodos
Os autores realizaram uma análise retrospectiva que incluiu uma avaliação prospectiva de pacientes com infertilidade e com diagnóstico de endometriose. Um subgrupo de pacientes que desejavam engravidar após a intervenção laparoscópica (102 pacientes) foi acompanhado por 36 a 197 meses após a cirurgia pelos pesquisadores.
Resultados
Quase 70% das pacientes engravidaram após a laparoscopia. Dessas, 58,8% tiveram nascido vivo. No grupo de pacientes que engravidaram, o tempo de infertilidade foi significativamente menor (2,7 ± 2,1 anos versus 4,7 ± 3,2 anos). Já o tempo médio até a gravidez após a intervenção laparoscópica foi de oito meses, e, após 38 meses, nenhuma gravidez ocorreu.
Não houve diferenças significativas dos resultados quando se dividiam os grupos entre maiores e menores de 35 anos. Contudo, a idade ainda é um fator relevante para a fertilidade nas pacientes com endometriose. Além disso, outros dois fatores importantes são os anos de infertilidade e a existência de gestação prévia.
Saiba mais: Recorrência de distúrbios hipertensivos da gravidez
Conclusão
De acordo com este artigo, o momento ideal para a gravidez no grupo de pacientes com endometriose e infertilidade foi no primeiro ano (dentre os primeiros 12 meses). Já para mulheres com classificação de endometriose (rASRM) estágios I e II revisada pela American Society for Reproductive Medicine, a gravidez espontânea provavelmente pode ser adiada por até 24 meses. Mas em pacientes com rASRM estágios III e IV, a TRA pode ser considerada após 12 meses.
Mensagem prática
O ginecologista deve ter cuidado com o momento de outras intervenções após a operação, individualizando cada caso. Para pacientes mais novas temos mais tempo para aguardar uma gestação espontânea, porém a conduta pode não ser a prudente no caso de pacientes mais velhas.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.