Os sintomas vasomotores, que incluem ondas de calor (fogachos) e suores noturnos, são os mais comuns da menopausa, ocorrendo em aproximadamente 75% das mulheres na pós-menopausa. Uma revisão publicada no Journal of Obstetrics and Gynaecology investigou qual o tratamento é mais eficaz para alívio desses sintomas.
Para o artigo, pesquisadores utilizaram ensaios controlados randomizados do MEDLINE, Embase e The Cochrane Library disponíveis até 13 de Janeiro 2015.
No total, foram incluídos 47 ensaios com 8.326 mulheres. Quando comparado ao placebo, o estradiol transdérmico e o progestagênio (O+P) apresentaram a maior probabilidade de ser o tratamento mais eficaz para o alívio dos sintomas vasomotores (69,8%; índice médio: 0,23; intervalo de confiança [IC] 95%, CrI 0,09 – 0,57). O + P oral foi classificado como inferior ao O + P transdérmico, embora ambos não tenham diferido para este desfecho (índice médio: 2,23; IC de 95%, CrI 0,7 – 7,1).
Isoflavonas e black cohosh foram mais eficazes do que o placebo, embora não significativamente melhor do que o O + P. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina ou os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina foram ineficazes no alívio dos sintomas vasomotores, e também apresentaram probabilidades significativamente maiores de descontinuação.
Pelos resultados, os autores concluíram que para as mulheres que não sofreram histerectomia hormônio transdérmico foi o tratamento mais eficaz para o alívio dos sintomas vasomotores.
Veja mais: ‘Terapia hormonal da menopausa: riscos e benefícios’
Referências:
- Vasomotor symptoms due to natural menopause; systematic review and network metaanalysis (NMA) of treatment effects from the NICE Menopause Guideline. BJOG. 2017 Mar 9. doi: 10.1111/1471-0528.14619
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.