Muitas vezes a única opção que temos para melhorar a qualidade de vida da paciente com endometriose profunda é recorrer a cirurgia. Além disso, a retirada dos focos de endometriose melhora a inflamação pélvica, tornando um ambiente melhor para gestar. Mas, será que a cirurgia pode trazer um impacto negativo na fertilidade feminina? Pensando em responder essa pergunta, trouxe um artigo que aborda esse tema para discussão.
Novo estudo
Em janeiro de 2023 foi publicado um artigo na European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, com o objetivo de investigar a taxa de gravidez e nascidos vivos após a ressecção cirúrgica da endometriose infiltrativa profunda (EIP) do retossigmoide e estudar se as complicações afetam essas taxas.
Resultados
Os autores relataram uma série de casos, com um número de 193 pacientes. Os resultados obtidos por eles foram os seguintes:
- 117 pacientes engravidaram no pós-operatório com taxa de gravidez e nascidos vivos de 60,6% e 53,9%, respectivamente.
- 39 pacientes (20,2%) engravidaram espontaneamente e 78 pacientes (40,4%) por utilização de tecnologias de reprodução assistida.
- O tempo médio de gravidez após a cirurgia foi de 12,4 meses.
- Complicação de Clavien-Dindo grau III (nenhum grau IV) foi registrada em 16,6%. Essas pacientes tiveram taxas de gravidez e nascidos vivos de 50%, não significativamente diferentes daquelas sem complicações.
Considerações
Vale ressaltar, que este estudo aborda pacientes com endometriose intestinal; as pacientes com endometriose ovariana podem apresentar uma diminuição da reserva ovariana tanto pela manipulação cirúrgica quanto pela endometriose em si.
Leia também: Qual o impacto da hemostasia após excisão de endometrioma na reserva ovariana?
Conclusão
Os autores concluíram que as taxas de gravidez nas pacientes submetidas a cirurgia para retirada dos focos de endometriose profunda foram semelhantes às pacientes que realizaram o tratamento conservador.
Mensagem prática
Sendo assim, se for necessário realizar cirurgia para melhorar a qualidade de vida da paciente, estamos seguros em realizar.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.