Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O parto prematuro é um problema considerado de saúde pública. Só no Brasil, a taxa de nascituros precoces é de 11,5%, quase o dobro do que em países europeus, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os principais fatores de risco são relacionados a complicações durante a gestação, porém outros indicadores podem influenciar a prematuridade, como estresse, uso de drogas ou má alimentação. Conforme noticiamos anteriormente, a idade materna é um diferencial negativo nos partos realizados fora do tempo previsto, e quanto mais idade tiver a parturiente, maiores são as chances de o bebê nascer prematuramente.
Parto prematuro x pai com idade avançada
No entanto, um novo estudo longitudinal e retrospectivo indicou que a idade paterna também poderia ter relação com o nascimento prematuro. O levantamento colheu informações de mais de 40 milhões de partos documentados em um banco de dados nos Estados Unidos, cujo registro ocorreu entre 2007 e 2016, e os resultados foram publicados na edição de outubro do periódico The BMJ. A análise levou em consideração a faixa etária do pai no momento do parto e relacionou com a prematuridade neonatal.
Leia mais: Prematuros extremos: o que mudou no atendimento?
Os desfechos primários incluíram gestação mais curta, baixo peso do neonato, entrada na UTI neonatal, convulsões, entre outros.
Resultados
Após ajuste para idade da mãe, pesquisadores verificaram que recém-nascidos cujo pai possuía idade a partir dos 45 anos tinham um risco 14% maior de prematuridade, independentemente do período gestacional (odds ratio 1,14; IC 95% [1,13-1,15]). Em comparação com pais na faixa etária entre 25 e 34 anos, as chances de o bebê sofrer convulsões foram 18% maiores (OR 1.18, IC 95% [0,97-1,44]).
As chances para desenvolvimento de diabetes gestacional foram 34% maiores em mães cujo genitor de seu filho tinha idade avançada (OR 1,34, IC 95% [1,29-1,38]).
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Association of paternal age with perinatal outcomes between 2007 and 2016 in the United States: population based cohort study
- https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-bebes-prematuros-no-pais-e-quase-o-dobro-do-que-em-paises-da-europa
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.