Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Em nota oficial publicada no dia 17 de novembro deste ano, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) passou a recomendar que todas as gestantes, em todas as gestações, recebam a vacina dTpa contra a coqueluche.
Segundo a FEBRASGO, é recomendado que a paciente grávida receba orientação e prescrição para uma dose de vacina dTpa, a ser aplicada no período após a 20ª semana de gestação, até 15 dias antes do parto. Essa decisão foi baseada nas últimas informações técnicas e científicas disponíveis.
O objetivo dessa orientação é oferecer mais qualidade no atendimento das gestantes e alcançar uma maior segurança no exercício da profissão. Outro fator que motivou a nova recomendação foi o índice abaixo do esperado de cobertura vacinal dessa população.
Coqueluche neonatal
Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990, o número de casos de coqueluche em lactentes teve uma redução significativa. No entanto, a partir de 2011, observou-se um aumento súbito no país. O nível epidêmico vem se mantendo com incidência de 2,8/ 100.000 habitantes. A vacinação de todas as gestantes pode contribuir para a diminuição de casos.
Veja também: ‘Calendário vacinal para crianças e adolescentes com HIV/AIDS’
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- https://www.febrasgo.org.br/noticias/item/250-vacinacao-da-coqueluche-para-gestantes
- http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/julho/15/Coq-NI-Novas-Recomenda—-es-02-06-2014-FINAL.pdf
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.