Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia17 maio 2025

CBGO 2025: Cuidados com a vulva e vagina

Limite das indicações nas cirurgias estéticas íntimas está entre os temas discutidos na mesa sobre cuidados com a vulva e vagina.

No 62º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO 2025), a Dra. Cláudia Jacyntho, membro titular da Academia de Medicina- RJ moderou a mesa sobre Cuidados com a vulva e vagina.

Uso de energias: evidências e excesso e o limite das indicações nas cirurgias estéticas íntimas

A Dra. Zsuzsanna Ilona, professora da Universidade Paulista de Medicina e o Dr. José Humberto Chaves, professor titular da universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas falaram sobre as evidências sobre o uso de energias e o cuidado ético que devemos ter frentes a essas novas tecnologias e indicações de cirurgias estéticas desnecessárias.

O uso do laser e radiofrequência tem sido amplamente difundido na ginecologia. No entanto, faltam estudos robustos para apoiar de forma rotineira seu uso.

É preciso também conversar com as pacientes sobre os riscos envolvidos, em especial risco de fibrose vaginal nos casos de uso excessivo.

As indicações das energias para atrofia vulvovaginal e rejuvenescimento apresentam nível de evidência 3b/4 com grau de recomendação C.

Não existem diretrizes estabelecidas nacionais e internacionais para o tratamento de incontinência urinária de esforço e prolapso genital com as energias.

As energias podem ser alternativas ou adjuvantes ao tratamento padrão.

A posição da FEBRASGO sobre o uso de energias e novas tecnologias no assoalho pélvico afirma que elas devem ser realizadas por ginecologistas capacitados e podem ser indicados como tratamento complementar compartilhando com as pacientes essa decisão.

Veja também: Cânceres raros: vulva e vagina [vídeo]

Redes sociais – Procura de cirurgias estéticas desnecessárias

O Dr. José Humberto salientou a preocupação crescente, insuflada pelas redes sociais, sobre a procura de cirurgias estéticas desnecessárias. As doenças psiquiátricas, em especial o dismorfismo corporal, devem ser lembradas e encaminhadas para tratamento adequado.

O médico antes de tudo deve orientar a paciente sobre as variações da normalidade anatômica, sua funcionalidade e lutar contras as cirurgias mutiladoras que tem ocorrido atualmente.

O 62° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO) acontece entre os dias 14 e 17 de maio, no Rio de Janeiro. Acompanhe a cobertura completa do CBGO 2025 aqui no portal Afya.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia