Paciente do sexo feminino, 55 anos, sobrepeso, sedentária, em tratamento com cardiologista devido dislipidemia. Procura ginecologista devido descarga papilar tipo “água de rocha”.
Ao exame físico: paciente em bom estado geral, hipocorada (+/4+), afebril, acianótica e anictérica. Mamas sem nódulos palpáveis, porém mama direita apresentando descarga papilar tipo “água de rocha”. Ausência de tumorações axilares palpáveis.
Solicitado mamografia bilateral com o seguinte resultado: nódulo oval, hiperdenso, com margens espiculadas (CATEGORIA BI-RADS 5) em quadrante superolateral de mama direita; ausência de linfonodomegalia no presente exame.
Qual o diagnóstico e conduta?
Durante a consulta ginecológica o médico deve suspeitar de câncer de mama nesta paciente, primeiro pela queixa de descarga papilar tipo “água de rocha”, segundo por ela apresentar os seguintes fatores de risco: sobrepeso e sedentarismo, e terceiro, pelo exame físico da paciente em questão. Além disso, a idade da paciente é a de maior prevalência de câncer de mama no Brasil de acordo com o INCA (2019).
A mamografia classificada como categoria BI-RADS 5 é altamente suspeita de malignidade. Sendo mandatório realizar biópsia do nódulo para estudo histopatológico. Esta biópsia deve ser realizada por um mastologista, e a paciente deve manter acompanhamento com o mesmo, juntamente com o oncologista clínico. É importante ressaltar que a paciente deve ser assistida por equipe multidisciplinar, de acordo com o INCA (2019) esse cuidado aumenta a qualidade de vida da paciente e as chances de cura do câncer de mama.
Veja outros casos clínicos:
- Caso clínico: Paciente sem comorbidades vai à consulta de rotina com a ginecologista
- Caso clínico: Cherchez la femme
- Caso clínico: Criança com sintomas gastrointestinais e intenso prurido na região perianal. Qual o diagnóstico?
Referências bibliográficas:
- Nódulos na mamografia – descrição e classificação segundo o bi-rads. Dr.Pixel. Campinas. 2015. Disponível em: https://drpixel.fcm.unicamp.br/conteudo/nodulos-na-mamografia-descricao-e-classificacao-segundo-o-bi-rads. Acesso em: 06 Out. 2021
- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.