A gravidez ectópica tubária apresenta uma incidência de duas a cada 100 diagnósticos de gravidez. Sendo altamente incidente, é importante avaliarmos a recorrência de tal episódio. Além da taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária.
Saiba mais: Salpingectomia: o método afeta a resposta ovariana à estimulação?
Estudo
Em janeiro de 2022 foi publicado um estudo retrospectivo transversal, na revista BMC Pregnancy and Childbirth. O objetivo desse artigo citado é responder às dúvidas levantadas no parágrafo acima. A pesquisa foi realizada em quatro centros de referência de obstetrícia e ginecologia, sob supervisão da Shiraz University of Medical Sciences (Iran). Os registros médicos de 125 pacientes com gravidez tubária foram revisados. Essas pacientes foram submetidas à salpingostomia laparoscópica de abril de 2009 a março de 2016. Dados como idade materna, índice de massa corpórea (IMC), história de gravidez ectópica anterior, infecção do trato genital, inserção de dispositivo intra-uterino (DIU), história de cirurgias e infertilidade foram posteriormente obtidas. As pacientes foram acompanhadas por aproximadamente um a sete anos, e a recorrência de gravidez ectópica, além da taxa de gravidez subsequente foram avaliadas durante o período de acompanhamento.
Resultados
Não houve relação estatisticamente significativa entre a recorrência pós-salpingostomia e a idade materna e cirurgia abdominopélvica anterior e história de infertilidade. No entanto, a recorrência pós-salpingostomia de gravidez ectópica foi correlacionado com IMC, história anterior de gravidez ectópica, infecção do trato genital e inserção de DIU. Das 95 mulheres que não tinham anticoncepção, a gravidez ocorreu em 51 casos (53,6%) e a recorrência da gravidez ectópica foi observada em 16 pacientes (12,8%).
Os autores sugerem que a salpingostomia é um método seguro com baixo risco de recorrência, além de apresentar bons resultados em relação à fertilidade, para aquelas mulheres que consideram uma gravidez futura.
Referência bibliográfica
- Poordast, T., Naghmehsanj, Z., Vahdani, R. et al. Evaluation of the recurrence and fertility rate following salpingostomy in patients with tubal ectopic pregnancy. BMC Pregnancy Childbirth 22, 2 (2022). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04299-y
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.