Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Em novo estudo publicado no Journal of Clinical Hypertension, pesquisadores identificaram uma associação positiva entre a duração do uso de contraceptivos orais e risco de hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Para essa metanálise, os autores pesquisaram as bases do PubMed, Web of Science, Wanfang Database e China National Knowledge Infrastructure até janeiro de 2017, para identificar estudos relevantes publicados em inglês ou chinês sobre o tema.
No total, foram selecionados 17 artigos relevantes, com 24 estudos e 270.284 participantes. Os achados demonstraram que o risco relativo combinado de hipertensão para a maior versus a menor categoria de duração do contraceptivo oral foi de 1,47 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,25-1,73), e gerou um risco relativo de 1,26 ([IC] de 95%; 1,11-1,44).
Mais orientações sobre anticoncepção hormonal estão no Whitebook. Baixe GRÁTIS!
Os pesquisadores observaram uma associação linear dose-resposta (P = 0,69) e descobriram que o risco de hipertensão aumentou 13% (risco relativo, 1,13; [IC] de 95%: 1,03-1,25) por cada acréscimo de 5 anos no uso de anticoncepcionais orais.
Segundo os autores, esses resultados precisam ser confirmados por estudos prospectivos de coorte maiores. Tendo em mente a taxa de prevalência global do uso de anticoncepcionais orais e os diversos riscos associados, a importância do monitoramento cuidadoso das mulheres que usam essa medicação deve ser reforçada.
Leia também nosso artigo sobre os riscos do anticoncepcional.
*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.
Referências:
- Liu H, Yao J, Wang W, Zhang D. Association between duration of oral contraceptive use and risk of hypertension: A meta-analysis. J Clin Hypertens. 2017;00:1–10. https://doi.org/10.1111/jch.13042
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.