Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Um novo estudo analisou os desfechos de pacientes com hepatite alcoólica grave submetidos a transplante hepático precoce. Os resultados foram publicados em maio no periódico Gastroenterology.
Para esse estudo retrospectivo, pacientes com diagnóstico de hepatite alcoólica grave e sem diagnóstico prévio de doença hepática ou episódios de hepatite alcoólica foram submetidos a um transplante hepático precoce (antes de 6 meses de abstinência), entre 2006 e 2017, de 12 centros americanos.
Foram coletados dados sobre as características no baseline, perfis psicossociais, nível de consumo de álcool antes da hepatite alcoólica, evolução e tratamento da doença e desfechos. O intervalo de abstinência alcoólica foi definido como o tempo entre a ingestão da última bebida e a data do transplante. Os desfechos primários foram sobrevida e consumo de álcool após o transplante.
Desfechos do transplante hepático
Perfil dos participantes:- Entre os 147 participantes, a duração mediana de abstinência antes do transplante foi de 55 dias.
- 54% receberam corticosteroides para a hepatite alcoólica.
- Os pacientes tiveram mediana no escore de Lille de 0,82.
- Lee BP et al. Outcomes of early liver transplantation for patients with severe alcoholic hepatitis. Gastroenterology 2018 Apr 12 || http://dx.doi.org/10.1053/j.gastro.2018.04.009
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.