Logotipo Afya
Anúncio
Gastroenterologia29 novembro 2021

Índice de massa corporal aumentado pode estar associado à neoplasia colorretal precoce

Pesquisadores conduziram estudo de revisão sistemática com metanálise para avaliar a associação do IMC com neoplasia colorretal precoce.

A neoplasia colorretal é a terceira mais comum no mundo, sendo observado nos últimos anos um aumento na incidência desse tipo de câncer entre pacientes com menos de 50 anos. O maior aumento na incidência de neoplasia colorretal precoce ocorre entre indivíduos com 20-39 anos, os quais não são habitualmente incluídos nos programas de rastreamento.

O excesso de gordura corporal, comumente avaliado pelo índice de massa corporal (IMC), é um fator de risco bem estabelecido para câncer colorretal, mas pouco se conhece sobre seu impacto em indivíduos com neoplasia precoce. O aumento de indivíduos obesos poderia explicar a ampliação do número de casos de câncer colorretal em pessoas mais jovens.

Por esse motivo, Hengjing Li e colaboradores conduziram estudo de revisão sistemática com metanálise para avaliar a associação do IMC com neoplasia colorretal.

médico conversando sobre neoplasia colorretal precoce

IMC e neoplasia colorretal precoce

Duzentos e vinte nove artigos foram revisados, dos quais 12 foram elegíveis para revisão sistemática e seis incluídos na metanálise. Foram considerados os estudos que avaliaram a associação de neoplasia colorretal e IMC. Foram excluídos os trabalhos que avaliaram somente pacientes com mais de 55 anos ou que não reportaram dados em pacientes mais jovens.

Neoplasia colorretal precoce foi definida como aquela de início antes dos 55 anos de idade.

Leia também: 45 é o novo 50? Rastreio do câncer colorretal

Resultados

Risco aumentado de neoplasia colorretal precoce foi observado entre pacientes com sobrepeso e obesidade comparado a peso normal (odds ratio [OR] 1,42; IC95% 1,19–1,68). O aumento do risco foi diretamente proporcional ao aumento do IMC, sendo maior para obesidade (OR 1,88; IC95% 1,40–2,54) em relação a sobrepeso (OR 1,32; IC95% 1,19–1,47).

Todos os estudos que utilizaram IMC aferido no final da adolescência tiveram associação positiva com câncer colorretal. O resultado encontrado é semelhante ao observado em estudos prévios que incluíram pacientes com neoplasia colorretal de todas as idades.

Limitações

O momento de avaliação do IMC, diferentes critérios de inclusão e exclusão entre os estudos e ajustes de covariáveis limitam a análise dos dados. Além disso, a metanálise pode ter sido impactada por um grande estudo na população judaica que contribuiu com a maioria dos dados, dificultando, assim, a generalização dos achados.

Veja mais: Câncer colorretal: estudo analisa os principais fatores de risco

Conclusões

Sobrepeso e obesidade podem ser fatores de risco para neoplasia colorretal precoce. A pandemia de obesidade poderia, então, contribuir para o aumento no número de casos de câncer colorretal entre indivíduos com menos de 55 anos. Medidas de prevenção e tratamento da obesidade entre adolescentes e adultos jovens são importantes na redução dessa neoplasia.

Referência bibliográfica:

  • Li Hengjing MM, et al. Association of Body Mass Index With Risk of Early-Onset Colorectal Cancer: Systematic Review and Meta-Analysis. Am J Gastroenterol 2021. 116(11):2173-2183.  doi: 10.14309/ajg.0000000000001393
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo