Logotipo Afya
Anúncio
Formação19 dezembro 2022

Residência médica: confira os gabaritos liberados em dezembro

Candidatos já podem conferir os gabaritos liberados em dezembro das provas de programas de residência médica pelo país.

Por Úrsula Neves

A divulgação dos gabaritos (preliminares ou não) das provas de programas de residência médica já começou a ser realizada por algumas instituições de ensino responsáveis. Confira!

Residência médica confira os gabaritos liberados em dezembro

UFRJ 2023

A prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi realizada presencialmente com duração de três horas e 30 minutos. A prova objetiva de 100 questões de múltipla escolha contou com quatro alternativas, distribuídas entre as cinco áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.

O resultado final foi divulgado, via site, no dia 17 de dezembro de 2022. Confira o gabarito aqui.

PSU-MG 2023

No dia 4 de dezembro aconteceu a primeira etapa do processo seletivo unificado de residência médica de Minas Gerais (PSU-MG) composta pela prova objetiva. A edição de 2023, que conta com a participação de 79 instituições e 22.451 inscrições homologadas, oferece 1.309 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito e Áreas de Atuação.

O gabarito oficial da prova objetiva de residência médica do PSU-MG foi divulgado no mesmo dia de aplicação, através da página oficial da seleção. Confira o gabarito aqui.

IAMSPE 2023

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) realizou, no dia 3 de dezembro, a primeira etapa de seu processo seletivo de residência médica para ingresso dos médicos aprovados em 2023.

A seleção, que oferece 224 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, Pré-Requisito e Áreas de Atuação, contou com a inscrição de 5.236 candidatos. O gabarito preliminar oficial da prova objetiva foi divulgado no dia posterior da prova. Confira aqui.

SES-PE 2023

A prova de residência médica da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) foi realizada no dia 27 de novembro. A prova objetiva é a primeira fase deste processo seletivo, dividida em 100 questões das cinco grandes áreas da medicina.

Confira aqui o gabarito preliminar.

AMRIGS 2023

No dia 27 de novembro foi realizado o processo seletivo unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), aplicado em Santa Catarina (SC), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Rondônia (RO).

Essa é a primeira etapa da residência médica, sendo as outras etapas de responsabilidade das instituições escolhidas. A prova durou cinco horas e foi composta de 100 questões sobre as cinco grandes áreas da medicina. Já as provas para as especialidades com pré-requisito duraram três horas.

Confira o gabarito preliminar aqui.

SURCE 2023

A prova da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE) é uma das mais disputadas da região Nordeste. A primeira fase, que é a prova objetiva, foi realizada no dia 2 de novembro.

De caráter classificatório e eliminatório, a prova foi constituída por 100 questões, cada uma valendo um ponto. Essa etapa equivale a 90% da nota final. Os gabaritos preliminares foram liberados algumas horas após a realização das provas. Confira aqui.

Sírio-Libanês 2023

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) é  considerado um dos mais conceituados do país. A primeira fase da seleção foi realizada no dia 5 de dezembro. O programa oferece 71 vagas para ingresso em 2023.

O gabarito preliminar da prova de residência médica foi divulgado no dia posterior. Confira aqui

Residência Médica

A Residência Médica é uma modalidade de especialização de ensino de pós-graduação direcionada aos médicos e gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) existem 907 instituições que oferecem 6.449 programas de residência médica no Brasil.

A residência é caracterizada pela formação em serviço sob a orientação de médicos especialistas. A entrada em um programa de residência médica acontece através de aprovação em um processo seletivo.

O médico residente destina 60 horas semanais à aprendizagem em serviço (ou seja, são 2.880 horas de formação). A carga horária é dividida entre atividades teóricas e atividades práticas, com foco maior nestas últimas.

A legislação determina que os residentes precisam cumprir 24h de plantão dentro da carga horária semanal. Por outro lado, estabelece também o descanso obrigatório de seis horas após plantão noturno de 12 horas; uma folga semanal, no mínimo; e 30 dias consecutivos de repouso por ano de atividade.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Formação