Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Endocrinologia5 janeiro 2023

ANVISA aprova semaglutida 2,4mg/semana para tratamento da obesidade

Mal começamos o ano de 2023 e já recebemos uma ótima notícia para o tratamento da obesidade no nosso país: a aprovação da semaglutida na dose de 2,4mg (Wegovy) pela ANVISA. A semaglutida é um análogo …

Por Erik Trovão

Mal começamos o ano de 2023 e já recebemos uma ótima notícia para o tratamento da obesidade no nosso país: a aprovação da semaglutida na dose de 2,4mg (Wegovy) pela ANVISA. A semaglutida é um análogo do GLP-1 de longa ação que promove a perda de peso por reduzir a ingestão calórica e aumentar a saciedade, ao mesmo tempo em que promove a melhora do controle glicêmico devido ao seu efeito incretínico.

Até o momento, tínhamos, no Brasil, apenas a semaglutida até a dose de 1mg semanal (Ozempic), uma dose aprovada para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) mas não para a obesidade. Muitos especialistas, no entanto, já vinham usando o Ozempic de forma off label para o tratamento da obesidade, considerando o efeito positivo da semaglutida sobre a perda de peso mesmo em doses menores. Entretanto, sem conseguir progredir a titulação até a dose de 2,4mg, mais eficaz para perda de peso, como demonstrado pelo programa STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with obesity).

O STEP 1 foi um ensaio clínico randomizado realizado em 1961 indivíduos com sobrepeso ou obesidade, mas sem DM2. O grupo que fez uso da semaglutida na dose de 2,4mg semanal teve uma perda média de quase 15% do peso corporal, comparado a apenas 2,4% do grupo placebo. Uma redução de 5% ou mais do peso ocorreu em 86,4% dos indivíduos no grupo da semaglutida.

O STEP 2 avaliou 1210 indivíduos com DM2 e obesidade ou sobrepeso, divididos em 3 grupos: semaglutida 2,4mg/semana; semaglutida 1mg/semana; e placebo. A perda média de peso foi de 9,6% no grupo que usou a dose de 2,4mg de semaglutida contra 7,0% no grupo da semaglutida 1mg e 3,4% no grupo placebo. Uma redução de 5% ou mais do peso ocorreu em 68,8% dos indivíduos no grupo da semaglutida 2,4mg.

Nos dois estudos citados acima, os eventos adversos gastrointestinais foram os mais comuns. Eles foram, porém, mas comumente transitórios e de leve a moderada intensidade. No STEP 1, apenas 4,5% dos indivíduos descontinuaram o tratamento em decorrência destes eventos (contra 0,8% no grupo placebo).

Para diminuir o risco dos eventos adversos citados acima, a semaglutida deve ser titulada até a dose de 2,4mg da seguinte forma:

  • Semanas 1 a 4: 0,25mg/semana
  • Semanas 5 a 8: 0,5mg/semana
  • Semanas 9 a 12: 1,0mg/semana
  • Semanas 13 a 16: 1,7mg/semana
  • A partir da semana 17: 2,4mg/semana

Agora é aguardar a chegada do medicamento às farmácias para que possamos fornecer mais uma opção de tratamento aos nossos pacientes com obesidade.

anuncio endocrinopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia