Qual é a importância do controle glicêmico na terapia intensiva?
Nos pacientes críticos, os guidelines atuais orientam que o controle glicêmico seja entre 108-180mg/dl. As recomendações são estabelecidas pelo NICE-SUGAR.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Nos pacientes críticos, os guidelines atuais orientam que a glicemia capilar se mantenha entre 108-180mg/dl. Essas recomendações são bem estabelecidas pelo algoritmo NICE-SUGAR, que mostra redução da mortalidade quando a glicose se mantém nesses valores comparada a um controle glicêmico mais intenso (<108mg/dl).
A questão é, podemos ser mais liberais ainda? Principalmente naqueles pacientes com diagnóstico prévio de DM2? O racional é evitar hipoglicemias que podem ser gravíssimas nesse contexto sem acarretar risco de desfechos desfavoráveis em pacientes com potencial de gravidade elevado.
Leia mais: Níveis baixos de glicemia em pacientes hospitalizados aumentam a mortalidade
Em um recente estudo realizado na Austrália, pesquisadores tentaram responder a essas perguntas. Trata-se do levantamento prospectivo realizado em uma UTI geral de 22 leitos, a duração foi de 15 meses e a pesquisa analisou de maneira sequencial 350 pacientes diabéticos que receberam controle glicêmico “padrão” versus 350 pacientes diabéticos que receberam controle glicêmico “mais liberal”. Os alvos eram 108-180mg/dl e 180-252mg/dl, respectivamente.
Os pacientes foram diagnosticados com diabetes do tipo 2 (>95%), 1/3 destes já usavam insulina, na sua maioria os pacientes eram do sexo masculino e possuíam algum grau de disfunção renal.
Conclusão
O controle “mais liberal” reduziu a variabilidade glicêmica (diminuindo a chance de hipoglicemias) sem piorar o desfecho clínico do paciente: disfunção renal, alteração leucocitária, mortalidade, tempo de ventilação mecânica e tempo de internação.
Limitações
Estudo prospectivo não randomizado, com poucos pacientes e principalmente não acompanhou a médio e longo prazo os indivíduos após a alta hospitalar.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- Luethi N et al. Liberal glucose control in ICU patients with diabetes: A before-and-after study. Crit Care Med 2018 Jun; 46:935 || https://doi.org/10.1097/CCM.0000000000003087
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.