Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia10 dezembro 2025

Puberdade precoce central: associação do GH com análogos de GnRH é terapia eficaz?

Estudo avaliou a eficácia da terapia combinada de GnRHa e GH em comparação à monoterapia com GnRHa na melhora dos desfechos de crescimento em meninas com puberdade precoce

A puberdade precoce central (PPC) em meninas é caracterizada pela ativação prematura do eixo hipotálamo–hipófise–gonadal, resultando no desenvolvimento prematuro de características sexuais secundárias e avanço acelerado da idade óssea, frequentemente levando ao fechamento epifisário precoce e comprometimento da altura final. 

A terapia padrão para PPC é o uso de análogos de GnRH (GnRHa), que bloqueiam a progressão da puberdade ao suprimir a secreção de gonadotrofinas. Embora esse tratamento retarde a maturaçãóssea e estabilize o crescimento, ele nem sempre aumenta de forma consistente a altura adulta final — especialmente em meninas diagnosticadas tardiamente ou com idade óssea avançada no início do tratamento.  

Por isso, a associação do hormônio do crescimento (GH) ao GnRHa vem sendo estudada como forma de melhorar o potencial de crescimento. O GH estimula o IGF-1, favorece o crescimento ósseo longitudinal e pode compensar a redução da velocidade de crescimento observada durante a supressão puberal pelo GnRHa. 

Leia também: ENDO 2022: Cuidados no diagnóstico e tratamento da puberdade precoce – Portal Afya

Metodologia: 

Esse é um estudo de revisão sistemática publicado em outubro de 2025 na revista Frontiers in Endocrinology com objetivo de avaliar a eficácia da terapia combinada de GnRHa e GH em comparação à monoterapia com GnRHa na melhora dos desfechos de crescimento em meninas com PPC. 

Foram incluídos estudos elegíveis que comparavam a terapia combinada GnRHa+ GH à monoterapia com GnRHa em meninas com PPC. Os desfechos primários incluíram altura final e altura final menos altura-alvo (FHTH). Os desfechos secundários incluíram altura adulta prevista (PAH), ganho de altura, mudança de altura durante o tratamento, velocidade de crescimento e maturaçãóssea (DBA/DCA). 

Resultados encontrados e discussão: 

Nove estudos foram incluídos. A terapia combinada melhorou significativamente FHTH (P = 0,006), PAH (P < 0,0001), ganho de altura (P < 0,0001), mudança de altura durante o tratamento (P < 0,0001) e velocidade de crescimento (P < 0,0001), sem efeito significativo na maturaçãóssea (DBA/DCA) (P = 0,77). Não foi observada melhora significativa na altura final (IC 95%: –1,66 a 1,94; P = 0,88).    

Esses resultados estão de acordo com estudos anteriores que sugerem que a suplementação de GH pode ajudar a neutralizar a desaceleração do crescimento que ocorre comumente durante a supressão puberal induzida por GnRHa 

Conclusão: 

Esta meta-análise mostra que a adição de GH à terapia com GnRHa em meninas com PPC melhora significativamente os resultados de crescimento intermediário, incluindo ganho de altura, PAH, velocidade de crescimento e alteração de altura durante o tratamento, sem acelerar a maturaçãóssea. 

A terapia combinada pode ser considerada para pacientes selecionadas com pior prognóstico de crescimento; entretanto, são necessários ensaios randomizados de maior qualidade para refinar a seleção de pacientes e otimizar as estratégias de tratamento. 

Autoria

Foto de Letícia Japiassú

Letícia Japiassú

Médica endocrinologista com Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Souza Aguiar (2008) e especialização pela Associação Brasileira de Nutrologia (2020). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia