Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia11 julho 2025

Dosagem e modalidade ideais de exercício para controle glicêmico no pré-diabetes

Os resultados do estudo demonstram que algumas modalidades melhoram significativamente a regulação da glicose em comparação ao controle. Confira quais.
Por Letícia Japiassú

O pré-diabetes é uma desregulação do metabolismo da glicose que pode progredir a diabetes tipo 2 (DM2) se não for tratado, o que ocorre em 5% e 10% dos casos anualmente.  

A Sociedade Americana de Diabetes recomenda promoção de ume estilo de vida saudável, especialmente incluindo atividade física regularmente, para manejo e reversão do pré-diabetes. 

Estudos mostram que exercício de intensidade moderada reduz o risco de diabetes com recomendação de 2,5 horas por semana ou meia hora por dia, cinco dias na semana. Entretanto, nenhum estudo mostrou qual o tipo de atividade física deixando incerteza sobre a adequação dos níveis de atividade física. 

 

Metodologia

Essa é uma revisão sistemática, publicada em Abril de 2025 na revista Frontiers in Endocrinology, que mostra os efeitos de diferentes tipos de exercícios no controle glicêmico de indivíduos com pré-diabetes acessando os efeitos dos exercícios aeróbicos (EA), treinos de resistência (TR) e a combinação EA+TR na redução da glicemia de jejum (GJ), glicemia duas horas pós-prandial (2hPG) e na HbA1c nesses pacientes. Além disso, ele examina a relação dose-resposta entre as formas de exercício acima e a regulação glicêmica. 

Resultados encontrados e discussão

Os resultados demonstram que EA, TR e EA+TR melhoram significativamente a regulação da glicose em comparação ao controle. Especificamente, EA+TR foi mais eficaz na redução da GJ, enquanto EA demonstrou eficácia superior na redução de 2hPG e HbA1c. 

O estudo revelou que EA+TR foi mais efetivo em 800 METs-min/semana (variando entre 600-1200 METs-min/semana) enquanto tanto EA quanto TR atingiram o pico em 880 METs-min/semana. Maiores redução na 2hPG foram observados com EA entre 580 e 1300 METs-min/semana (com pico em 1100 METs-min/semana).  

Conclusão 

A recomendação é de que pessoas com pré-diabetes realizem exercícios resistidos com 1.100 METs-min/semana para melhora no da glicemia duas horas pós-prandial; e 870 METs-semana para redução de HbA1c. Qualquer modalidade de exercício a 800 METs-min/semana tem impacto favorável na glicemia de jejum. 

Essas recomendações fornecem um guia para orientação e prescrição de exercício físico para pacientes com pré diabetes. 

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia