Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia11 julho 2025

Dosagem e modalidade ideais de exercício para controle glicêmico no pré-diabetes

Os resultados do estudo demonstram que algumas modalidades melhoram significativamente a regulação da glicose em comparação ao controle. Confira quais.
Por Letícia Japiassú

O pré-diabetes é uma desregulação do metabolismo da glicose que pode progredir a diabetes tipo 2 (DM2) se não for tratado, o que ocorre em 5% e 10% dos casos anualmente.  

A Sociedade Americana de Diabetes recomenda promoção de ume estilo de vida saudável, especialmente incluindo atividade física regularmente, para manejo e reversão do pré-diabetes. 

Estudos mostram que exercício de intensidade moderada reduz o risco de diabetes com recomendação de 2,5 horas por semana ou meia hora por dia, cinco dias na semana. Entretanto, nenhum estudo mostrou qual o tipo de atividade física deixando incerteza sobre a adequação dos níveis de atividade física. 

 

Metodologia

Essa é uma revisão sistemática, publicada em Abril de 2025 na revista Frontiers in Endocrinology, que mostra os efeitos de diferentes tipos de exercícios no controle glicêmico de indivíduos com pré-diabetes acessando os efeitos dos exercícios aeróbicos (EA), treinos de resistência (TR) e a combinação EA+TR na redução da glicemia de jejum (GJ), glicemia duas horas pós-prandial (2hPG) e na HbA1c nesses pacientes. Além disso, ele examina a relação dose-resposta entre as formas de exercício acima e a regulação glicêmica. 

Resultados encontrados e discussão

Os resultados demonstram que EA, TR e EA+TR melhoram significativamente a regulação da glicose em comparação ao controle. Especificamente, EA+TR foi mais eficaz na redução da GJ, enquanto EA demonstrou eficácia superior na redução de 2hPG e HbA1c. 

O estudo revelou que EA+TR foi mais efetivo em 800 METs-min/semana (variando entre 600-1200 METs-min/semana) enquanto tanto EA quanto TR atingiram o pico em 880 METs-min/semana. Maiores redução na 2hPG foram observados com EA entre 580 e 1300 METs-min/semana (com pico em 1100 METs-min/semana).  

Conclusão 

A recomendação é de que pessoas com pré-diabetes realizem exercícios resistidos com 1.100 METs-min/semana para melhora no da glicemia duas horas pós-prandial; e 870 METs-semana para redução de HbA1c. Qualquer modalidade de exercício a 800 METs-min/semana tem impacto favorável na glicemia de jejum. 

Essas recomendações fornecem um guia para orientação e prescrição de exercício físico para pacientes com pré diabetes. 

 

Autoria

Foto de Letícia Japiassú

Letícia Japiassú

Médica endocrinologista com Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Souza Aguiar (2008) e especialização pela Associação Brasileira de Nutrologia (2020). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia