Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia29 março 2017

Diabetes tipo 2: Anvisa aprova genérico do Forxiga

A Anvisa aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes tipo 2.

Por Vanessa Thees

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico do Forxiga (dapagliflozina). O fármaco é indicado para adultos com ≥ 18 anos com diabetes mellitus tipo 2, para melhorar o controle da glicemia.

A dapagliflozina é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fármaco também pode ser usado com outros medicamentos hipoglicemiantes (incluindo insulina) quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não proporcionam um controle glicêmico adequado.

O medicamento funciona como bloqueio da proteína responsável pela reabsorção da glicose pelos rins. Dessa forma, a glicose em excesso não retorna para a circulação e é removida do corpo pela urina, gerando redução dos níveis de açúcar no sangue.

LEIA TAMBÉM: Cirurgia ou dieta – o que impacta mais no controle do diabetes?

medicamento forxiga

Contraindicações do Forxiga

Em comunicado oficial, a Anvisa alerta que a dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de diabetes tipo 1 e, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Mais sobre diabetes:

O diabetes é uma doença metabólica crônica causada pela falta de insulina no organismo ou pela incapacidade de produção deste hormônio pelo pâncreas, o que acarreta a hiperglicemia, ou seja, a elevação nos níveis de glicose no sangue. Segundo a OMS, 16 milhões de pessoas sofrem com esta condição no Brasil.

O tipo 2 é mais comum e acomete 90% dos pacientes diagnosticados com a doença. É caracterizado pela deficiência parcial ou total na produção de insulina com graus variados de resistência periférica ao hormônio. Esta incapacidade é provocada por fatores como obesidade, sedentarismo e hereditariedade

Um dos grandes desafios no tratamento do diabetes é alcançar o equilíbrio dos níveis glicêmicos sem levar a episódios de hipoglicemia. Confira nossos artigos mais recentes sobre o tema:

 

Referências:

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo