Hoje, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, doença que acomete mais de 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), correspondendo a 6,9% da população do país.
O diabetes é causado pela produção insuficiente (diabetes tipo 1) ou má absorção de insulina (diabetes tipo 2), que regula a glicose no sangue. As taxas mais altas de glicemia podem gerar complicações cardíacas, renais e outras. Essas complicações podem ser evitadas com o controle do nível de glicose, mas um dos fatores que favorece que dificulta é o diagnóstico tardio, por isso é muito importante que o médico esteja sempre atento!
Por isso, montamos um e-book para falar sobre as principais atualizações de 2019 da American Diabetes Association (ADA)!
As recomendações falam de:
- Classificação e diagnóstico;
- Critérios diagnósticos;
- Prevenção de diabetes mellitus 2;
- Mudanças de estilo de vida;
- Alvos glicêmicos;
- Tratamento;
- Recomendações em populações específicas (crianças, idosos e gestantes);
- Risco cardiovascular;
- Divulgação de informações.
Diabetes no Brasil
No Brasil, voltado para prevenção e divulgação de informações sobre o assunto, foi criada a Polícia Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética no Brasil. A partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser responsável pelo tratamento do diabetes e dos problemas causados pela enfermidade. Além disso, o SUS deverá realizar de campanhas de conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos.
Segundo uma pesquisa da Ibope Inteligência, com apoio da SBD, 66% dos diabéticos utilizam apenas a consulta médica como forma de controle da doença. Por isso a conscientização é tão importante e os profissionais de saúde possuem papel importantíssimo.
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK COM AS PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES SOBRE O DIABETES!
Referências bibliográficas:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.