Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia13 novembro 2025

Associação entre hipotireoidismo e risco de déficit cognitivo

As evidências atuais sugerem uma associação entre hipotireoidismo franco e risco aumentado para déficit cognitivo, principalmente DCL.

O hipotireoidismo é uma desordem endocrinológica muito prevalente capaz de afetar diversos sistemas do nosso corpo.

Dada a relevância do tema, recentemente foi divulgado um artigo que visou abordar a associação entre o hipotireoidismo franco e risco aumentado de déficit cognitivo. Vamos ver o que o artigo nos trouxe de informações relevantes.

Introdução

O déficit cognitivo (DC) refere-se a um declínio ou disfunção da memória, aprendizado, atenção, linguagem, função executiva, habilidades visuais e espaciais e outros domínios da cognição. Ele pode ser decorrente de desordens neurodegenerativas, doenças cerebrovasculares, danos cerebrais, infecções, drogas, doenças psiquiátricas ou desordens metabólicas. A severidade pode variar de déficit cognitivo leve (DCL) até demência severa.

A disfunção tireoidiana, principalmente o hipotireoidismo, é uma causa potencialmente reversível de DCL. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre hipotireoidismo franco e os diversos graus de déficit cognitivo.

Metodologia

Em base de dados eletrônicas, foram pesquisados artigos sobre o tema até Março de 2025.

Os critérios de inclusão foram: estudos de coorte, caso-controle ou transversais com associação entre hipotireoidismo e DC, envolvendo adultos com idade superior a 18 anos, estudos com critérios para hipotireoidismo franco e estudos publicados nos últimos 20anos.

Já os critérios de exclusão foram: revisões, relatos de caso, estudos animais, cartas, conferências e guidelines; estudos com dados incompletos; estudos com foco apenas em hipotireoidismo subclínico e estudos com causas secundárias para hipotireoidismo.

O principal desfecho analisado foi o DC e seus graus de severidade.

Resultados

Um total de 11 estudos foram selecionados, envolvendo 1.190.059 participantes na revisão sistemática. Os estudos envolveram diversas populações da China, Coréia, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos e México no período entre 2010 a 2022. A média de idade dos participantes variou de 33,5 a 85 anos, sendo as mulheres a maioria. O tempo de seguimento variou de 6,2 a 21, 9 anos.

O hipotireoidismo franco foi associado a maior risco de DCL, porém não de Doença de Alzheimer ou outras causas de demência.

Discussão

A presente meta-análise visou explorar a associação entre hipotireoidismo e o risco de desenvolver DC, sendo a primeira meta-análise a focar nesse tipo de relação.

Pelo próprio aspecto biológico, os hormônios tireoidianos exercem papel importante na função cerebral, regulando metabolismo e diferenciação neuronal, plasticidade sináptica, síntese e liberação de neurotransmissores. Desse modo, pacientes com hipotireoidismo franco , apresentam redução dos hormônios tireoidianos com redução do metabolismo neuronal, o que impacta na função cognitiva.

O presente artigo contou com algumas limitações, sendo as principais: elevada heterogeneidade dos estudos, poucos dados sobre a etiologia e as doses de tratamento do hipotireoidismo, distribuição geográfica limitada à Ásia, Norte Europeu e América do Norte (o que prejudicou a generalização dos resultados) e , por fim, pouca amostra populacional de alguns estudos.

Conclusão e mensagem prática

As evidências atuais sugerem uma associação entre hipotireoidismo franco e risco aumentado para déficit cognitivo, principalmente DCL. No entanto, dado o caráter observacional da presente revisão devido à grande heterogeneidade do estudo, a força dessa associação ainda requer que estudos de alta qualidade sejam realizados para confirmar tal prerrogativa.

 

Autoria

Foto de Juliane Braziliano

Juliane Braziliano

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência de Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência de Clínica Médica pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). Editora-médica de Endocrinologia do Portal Afya.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia