Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Endocrinologia1 setembro 2025

A titulação gradual da semaglutida melhora a tolerabilidade?

A progressão de dose mais lenta e individualizada pode melhorar a adesão e diminuir os efeitos colaterais, mantendo a eficácia do tratamento.

Os agonistas do GLP-1 têm se firmado como a classe com maiores benefícios no controle de diabetes, obesidade e outras condições. Entretanto seu uso pode ser limitado por efeitos colaterais gastrointestinais (GI).  

Em um estudo aberto, pesquisadores em Israel recrutaram aproximadamente 100 adultos com diabetes tipo 2 para testar se uma progressão de dose mais lenta da semaglutida resultava em melhor adesão, mantendo os benefícios.

Métodos

Os participantes foram randomizados para titulação recomendada (começando com 0,25 mg / semana, aumentando para 0,5 mg / semana e para 1 mg / semana em intervalos de quatro semanas) ou titulação flexível (começando com 0,0675 mg / semana, equivalente a cinco cliques na caneta de Ozempic R, aumentando 0,0675 mg semanalmente até atingir 1 mg / semana; em caso de efeitos colaterais, a dose seria mantida por uma semana adicional antes do próximo aumento da dose). 

Resultados

Durante seis meses de acompanhamento, 2% dos pacientes no grupo de titulação flexível interromperam o tratamento devido a efeitos colaterais gastrointestinais, em comparação com 19% no grupo padrão. O grupo de titulação flexível apresentou menos náuseas (45,1% vs. 64,2%; P = 0,051) e astenia (9,8% vs. 24,5%; P =0,047). Aos seis meses, a dose média em ambos os grupos foi de ≈1 mg, e a perda de peso (redução de cerca de 10kg) e o controle glicêmico (redução de 1,2% na HbA1c) foram semelhantes nos dois grupos. 

Este estudo reflete a experiência pessoal de muitos especialistas com agonistas de GLP-1: pacientes que, por qualquer motivo, seguem um cronograma de titulação mais lento têm menor probabilidade de interromper esses medicamentos.

Conclusão e mensagem prática

É importante ressaltar que não foram avaliadas doses acima de 1 mg, mas resultados semelhantes parecem prováveis. A titulação recomendada em bula segue adequada para a maioria dos pacientes, porém os dados do estudo trazem evidencias de eficácia para os casos onde os efeitos colaterais limitam a progressão de doses.  

 

anuncio endocrinopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia