Logotipo Afya
Anúncio
Dermatologia10 julho 2024

Uso de diclofenaco de sódio vs 5-fluorouracil no tratamento de ceratoses actínicas

Segundo censo de 2006 da SBD, as ceratoses actínicas são a quarta causa mais comum de visita ao dermatologista (5,1% das visitas).
Por Mariana Santino

As ceratoses actínicas são lesões de pele pré-malignas muito comuns. São pápulas ou placas eritematosas e ceratósicas localizadas em áreas fotoexpostas e costumam ser múltiplas. São relacionadas ao dano crônico causado pela exposição aos raios ultravioletas e são o principal fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma espinocelular. O seu tratamento é aconselhado principalmente para evitar essa evolução para o carcinoma.

O 5-fluorouracil (5-FU) tópico é um método de tratamento para áreas mais extensas e com múltiplas ceratoses actínicas já bem estabelecido e difundido na prática clínica, além de ser aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA). Na sua falta ou em caso de contraindicação, é importante estudarmos outros tratamentos tópicos efetivos documentados na literatura e já aprovados pelo FDA. 

Em estudo de investigação publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia em 2012, Segatto e colaboradores conduziram um ensaio clínico randomizado, em grupos paralelos de ambos os sexos, maiores de 18 anos com pelo menos cinco ceratoses actínicas na face, couro cabeludo e/ou dorso das mãos que foram acompanhados entre janeiro e julho de 2011.  

O estudo comparou o uso do 5-FU 5% em creme (Efurix®) 2x/dia por 4 semanas com diclofenaco de sódio 3% + ácido hialurônico 2,5% em gel (fórmula manipulada) 2x/dia por 12 semanas no tratamento das ceratoses actínicas, bem como, avaliou a sua tolerância. 28 pacientes foram randomizados entre os dois grupos de tratamento e avaliados por dermatologistas cegos e não cegos através de mapeamento das lesões e fotografias antes do tratamento, ao final do tratamento e 8 semanas após o seu término, além da avaliação do grau de satisfação dos pacientes. 

Uso de diclofenaco de sódio vs 5-fluorouracil no tratamento de ceratoses actínicas

Imagem de freepik

Resultados 

O número médio de lesões no grupo que usou 5-FU antes do tratamento era de 17,4 e, ao final dele, de 3,15 (p < 0,001). Já no grupo que usou diclofenaco de sódio, o número médio de lesões foi de 13,6 para 6,6 (p < 0,001), respectivamente, demonstrando que a redução foi maior no grupo do 5-FU (p < 0,0001), mas ambos com redução quantitativa estatisticamente relevante. O grau de satisfação foi alto nos dois grupos, mas maior no do 5-FU (77% no 5-FU e 73% no diclofenaco de sódio, p = 0,827). Já em relação aos efeitos adversos, o diclofenaco de sódio parece ser mais tolerável, já que 93,3% dos pacientes ficaram muito satisfeitos, contra 38,4% no grupo do 5-FU (p = 0,008). 

Discussão 

Diversos tratamentos tópicos são empregados para ceratoses actínicas múltiplas, entre eles 5-FU, imiquimode, criocirurgia e diclofenaco de sódio + ácido hialurônico. Nesse estudo comparativo entre 5-FU e diclofenaco de sódio + ácido hialurônico, podemos observar que ambos foram efetivos após 8 semanas do término do tratamento, porém com resultado melhor no grupo do 5-FU.  

No entanto, o tratamento com diclofenaco de sódio foi muito mais tolerado pelos pacientes. Os efeitos adversos mais relatados, principalmente com o uso do 5-FU, são eritema, edema, crostas, prurido e desconforto. A presença desses colaterais pode até mesmo fazer com que o paciente descontinue precocemente o tratamento, o que não costuma ocorrer com o outro tratamento comparado no estudo.  

Mensagem prática: tratamento de ceratoses actínicas

  • Diclofenaco de sódio 3% + ácido hialurônico 2,5% em gel pode configurar uma alternativa ao 5-fluorouracil no tratamento de ceratoses actínicas múltiplas. 
  • Diclofenaco de sódio 3% + ácido hialurônico 2,5% é menos efetivo, mas mais tolerado que o 5-fluorouracil.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo