Essa semana no Portal da PEBMED falamos de um novo tratamento de ACNE aprovado pela FDA. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, separamos os critérios sobre apresentação clínica e diagnóstico da acne.
Veja as melhores condutas médicas no Whitebook Clinical Decision!
Descrição da lesão:
- Vai depender do estado inflamatório das lesões (acne não inflamatória e acne inflamatória). Existem algumas formas de classificar a acne, acreditamos que o modelo descritivo compreenda melhor as características das lesões:
- Acne não inflamatória (comedoniana): predominam os comedões (“cravos”) que podem ser abertos ou fechados.
- Acne inflamatória papulopustulosa: além dos comedões, há inflamação com pápulas eritematosas e pústulas.
- Acne inflamatória nodulocística: além de comedões, pápulas e pústulas, há nódulos e lesões císticas.
- Acne conglobata: além de comedões, pápulas, pústulas, há presente de nódulos intensamente inflamatórios com evolução para abscessos e fístulas que drenam pus.
Fatores de risco: Puberdade/adolescência; estados de hiperandrogenismo endógeno ou exógeno; síndrome dos ovários policísticos, hipercortisolismo.
Sinais e sintomas concomitantes: As lesões de acne são assintomáticas.
O que perguntar na anamnese e atentar no exame físico: Quando comum é por vezes transitório da puberdade/adolescência. Quando em indivíduos fora dessa faixa, deve-se investigar endocrinopatias, síndrome dos ovários policísticos, suplementações alimentares ou hormonais.
O diagnóstico e classificação da acne é clínico.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.