Você sabia que grande parte das pessoas que usam insulina para controlar a diabetes faz a aplicação de maneira indevida? Para ajudar nesse problema, foram lançadas novas recomendações fundamentais para orientar os médicos sobre o que deve ser passado para seus pacientes.
Pesquisadores americanos entrevistaram 13.289 pessoas que utilizavam insulina, em 423 centros médicos de 42 países, entre 2014 e 2015. Desses, 10% disseram nunca ter recebido instruções sobre como fazer a aplicação e mais de 60% disseram que seus médicos não revisaram as instruções com eles.
O estudo também mostrou que muitas pessoas que aplicam insulina realizam indevidamente essa tarefa vital, levando ao controle debilitado da glicose, resultados mais pobres e custos mais elevados.
Com base nesses resultados, um grupo de mais de 200 especialistas elaborou recomendações para as pessoas que usam insulina e para seus respectivos médicos.
Veja também: ‘Um novo horizonte para o tratamento do diabetes e o risco cardiovascular’
Principais recomendações:
- Pacientes devem usar a menor agulha possível, pois são mais seguras, eficazes e menos dolorosas. Ao usar agulhas mais curtas, os pacientes podem evitar as injeções intramusculares que levam à hipoglicemia.
- Os autores também recomendam formas de prevenir lipo-hipertrofia. A condição pode se desenvolver quando um local de injeção é usado várias vezes. Por isso, é recomendado alternar os locais de aplicação. Lipo-hipertrofia foi ligado a uma série de resultados negativos, incluindo um nível de hemoglobina glicada maior ao longo dos últimos três meses.
- Quanto a reutilização, os pesquisadores recomendam que agulhas para canetas e seringas sejam usadas apenas uma vez.
- Os especialistas também enfatizam que a necessidade de insulina pode apresentar desafios psicológicos, que devem ser abordadas pelos médicos, para que as pessoas possam gerir a doença de forma eficaz.
- Os usuários de insulina precisam ser treinados sobre a maneira correta de descarte de agulhas e outros objetos cortantes, pois um manuseamento inadequado representa risco de infecção.
Clique aqui para ver todas as recomendações.
Referências:
- https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(16)30321-4/fulltext
- Worldwide Injection Technique Questionnaire Study. Injecting Complications and the Role of the Professional. Anders H. Frid, MD, Laurence J. Hirsch, MD, Astrid R. Menchior, MS, Didier R. Morel, PhD, Kenneth W. Strauss. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/j.mayocp.2016.06.012
- Study Leads to Insulin Injection Recommendations. Medscape. Sep 01, 2016.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.