Logotipo Afya
Anúncio
Clínica Médica9 dezembro 2022

Imunoglobulina para trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina covid-19

A trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina (VITT) é uma complicação rara das vacinas covid-19 com vetor adenoviral que se apresenta com trombocitopenia e trombose. 

Alta dose de imunoglobulina intravenosa (IVIG) (1 g/kg uma vez por dia durante dois dias, com base no peso corporal) é recomendada juntamente com anticoagulação, como meio de interromper a ativação plaquetária induzida por anticorpos. 

Após a administração de IVIG, a trombocitopenia pode recorrer (alguns dias após a conclusão da infusão). É importante continuar a monitorar a contagem de plaquetas durante a internação e após a alta hospitalar. 

soro anti-Covid

Novo estudo 

Em um novo estudo não randomizado envolvendo 99 indivíduos com VITT apresentando trombose venosa cerebral, o uso de IVIG foi associado a uma redução estatisticamente significativa na mortalidade (29%, contra 70% naqueles que não receberam IVIG; razão de chances ajustada [OR] 0,19, IC 95% 0,06-0,58). Em contraste, a escolha do anticoagulante (heparina versus um agente não heparínico) e a transfusão de plaquetas não foram associados a taxas de mortalidade estatisticamente significativos. 

Considerações 

Acredita-se que o mecanismo de ação da IVIG seja semelhante ao seu papel em outras doenças mediadas por autoanticorpos. Envolve a ligação de autoanticorpos a receptores celulares (neste caso, receptores plaquetários FcγIIa). 

Em estudos in vitro observaram que a IVIG bloqueou a ativação plaquetária em um ensaio funcional, mas não interrompeu a ligação do autoanticorpo ao PF4. 

 Mensagem prática 

Os achados sugerem que o IVIG interrompe a ativação plaquetária no VITT. Às vezes, apenas temporariamente. Os médicos precisam permanecer vigilantes para identificar novas complicações trombóticas ou hemorrágicas. 

Autoria

Foto de Felipe Resende Nobrega

Felipe Resende Nobrega

Editor médico de Neurologia da Afya • Residência Médica em Neurologia (UNIRIO) • Mestre em Neurologia (UNIRIO) • Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica