Atualmente, os transtornos alimentares atingem, principalmente, adolescentes e jovens adultos. Mas qual é a prevalência desse distúrbio no Brasil e na América Latina?
Para responder essa questão, pesquisadores fizeram uma revisão sistemática da literatura existente. Dos quase 1.600 registros selecionados, 17 estudos d Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela foram incluídos na análise.
A mair parte dos estudos relatou taxas de prevalência pontual e apenas três forneceram taxas de prevalência de vida e de 12 meses. Os pesquisadores encontraram:
- Prevalência média pontual de 0,1% para a anorexia nervosa;
- 1,16% para a bulimia nervosa;
- e 3,53% para o distúrbio alimentar compulsivo na população geral.
A heterogeneidade para bulimia nervosa e compulsão alimentar foi grande. Esta meta-análise indica que a prevalência de anorexia nervosa é menor, enquanto a de bulimia nervosa e distúrbio alimentar compulsivo é maior na América Latina.
Os pesquisadores concluem que algumas facetas da cultura latino-americana podem ser protetoras para o desenvolvimento da anorexia nervosa e, ao mesmo tempo, aumentar o risco de bulimia nervosa e compulsão alimentar. Por isso, é importante que os médicos estejam aptos a orientar corretamente seus pacientes. Veja aqui 6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes.
Referências:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27584709
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.