Essa semana, falamos no Portal da PEBMED as duas técnicas para cirurgia bariátrica, Sleeve ou Bypass Gástrico. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, falaremos sobre os critérios para indicação e a avaliação pré-operatória da cirurgia para obesidade.
Veja as melhores condutas médicas no Whitebook Clinical Decision!
Definição: A obesidade é definida como um índice de massa corporal (IMC) ≥ 30 kg/m2. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo existem cerca de 500 milhões de adultos obesos e 42 milhões de crianças obesas com idade inferior a cinco anos.
Geralmente é exigido aos candidatos à cirurgia uma mudança no estilo de vida, confirmando o compromisso destes com o emagrecimento. Não proceder com a cirurgia é uma opção quando o paciente se sente capaz de continuar a perder peso e manter essa perda sem cirurgia.
Os candidatos a procedimento cirúrgico bariátrico incluem:
- Adultos com um índice de massa corporal (IMC) ≥ 40 kg/m² sem comorbidades;
- Adultos com um IMC de 35 a 39,9 kg/m² com pelo menos uma comorbidade grave, incluindo mas não limitado a: Diabetes tipo 2; apneia obstrutiva do sono (AOS); hipertensão; síndrome da hipoventilação do obeso; hiperlipidemia; síndrome de Pickwick; doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA); esteato-hepatite não alcoólica (NASH); pseudotumor cerebral; doença do refluxo gastroesofágico; asma; Insuficiência venosa (estase venosa); incontinência urinária grave; artrite debilitante; qualidade de vida prejudicada; desqualificação de outras cirurgias, como resultado da obesidade (ou seja, cirurgias para osteoartrose, hérnias ventrais ou incontinência de esforço).
Não é indicação de cirurgia bariátrica: Objetivo de controle glicêmico, lipí dico ou para a redução do
risco cardiovascular independente dos parâmetros de IMC.
Contraindicações:
- Bulimia nervosa;
- Idade acima de 65 ou abaixo de 18 anos (controverso), pode ser considerada contra-indicação em idosos na presença de comorbidade grave;
- Depressão ou psicose não tratada;
- Distúrbios alimentares não controlados;
- Abuso recente de drogas e álcool;
- Doença cardí aca grave com risco anestésico proibitivo;
- Coagulopatia grave;
- Incapacidade de cumprir com as exigências nutricionais ao longo da vida incluindo a reposição de vitaminas.
Avaliação Pré-Operatória
Avaliação por equipe multidisciplinar com: nutricionista, médico especialista, psicólogo / psiquiatra, enfermeiro especialista, e cirurgião qualificado. Determinar se o paciente é capaz e disposto a fazer as mudanças de estilo de vida necessárias para sustentar a perda de peso após o procedimento.
Para pacientes selecionados indica-se: testes de função pulmonar, risco cardí aco, endoscopia digestiva para excluir doença ativa, ecocardiograma, testes de função hepática, exames de imagem, função renal, hemoglobina glicada (8 horas antes da cirurgia para pacientes com diabetes mellitus tipo 2), avaliar estados de hipercoagulabilidade ou acontecimentos tromboembólicos venosos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.