A Anvisa acaba de aprovar no Brasil, pela primeira vez, o registro de um medicamento à base de cannabis sativa, para tratamento da espasticidade em pacientes com esclerose múltipla.
A solução oral Mevatyl (tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL + canabidiol (CBD), 25 mg/mL), já liberado em quase 30 países, foi aprovado pela Anvisa para o tratamento sintomático espasticidade de grave a moderada em pacientes adultos com esclerose múltipla não responsivos a outros medicamentos antiespásticos e que demonstrem melhoria clinicamente significativa dos sintomas durante o período inicial de tratamento.
Em dezembro de 2015, a Anvisa autorizou a importação e prescrição de medicamentos derivados da planta cannabis sativa. Este é o primeiro medicamento registrado no país à base de cannabis sativa. Segundo os últimos estudos, a ocorrência de dependência com o seu uso é improvável.
Você sabe? ‘O uso de cannabis a longo prazo para dor crônica é seguro?’
Referências:
- https://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/agencia-aprova-primeiro-remedio-a-base-de-cannabis-sativa/219201?p_p_auth=WpZfktWV&inheritRedirect=false
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.