Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Na última semana, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, faleceu após realizar uma bioplastia nos glúteos com polimetilmetacrilato (PMMA) no Rio de Janeiro. O procedimento foi realizado em desacordo com as recomendações atuais e fora do ambiente hospitalar. A suspeita é de tromboembolismo venoso em decorrência da quantidade de PMMA utilizada. O médico responsável pelo procedimento, Denis Furtado – conhecido na Internet como Dr. Bumbum -, e sua equipe estão presos e respondem por homicídio qualificado.
O PMMA é um preenchedor biocompatível bifásico definitivo (não é absorvido pelo corpo). A substância tem liberação da Anvisa no Brasil, mas quando usado de forma indevida pode acarretar efeitos adversos graves. De acordo com a Agência, o PMMA pode ser usado em “procedimentos estéticos para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento”.
Indicações para uso do PMMA
- A aplicação deve ser limitada a pequenas quantidades, sendo indicado para regiões da face para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento. O preenchedor deve ser utilizado de forma subcutânea.
- É utilizado também para correção da lipodistrofia facial causada por medicamentos em pacientes com aids (procedimento está na lista do SUS)
- A aplicação de grandes quantidades é controversa, devido ao potencial alto de complicação; por isso, não é recomendado em grandes regiões, como glúteos, panturrilha e coxas.
Mesmo quando utilizado em baixa quantidade, muitas complicações já foram relatadas com o uso desse material permanente, tais como: processos alérgicos, inflamação aguda e crônica, formação de granulomas e infecção.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não recomendam o uso do produto para fins estéticos.
LEIA MAIS: Cirurgia Plástica Estética – como identificar um paciente não elegível?
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- http://www.sbd.org.br/noticias/com-ma-fama-pmma-nao-deveria-ser-usado-para-fins-esteticos-dizem-medicos/
- https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/policia-do-rio-investiga-morte-de-bancaria-do-mato-grosso-apos-procedimento-estetico-na-barra.ghtml
- Preenchimento ligado à morte de paciente no RJ tem liberação da Anvisa, mas deve ser usado com cautela, alertam especialistas – Medscape – 20 de julho de 2018.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.