É possível prever necessidade de hemotransfusão antes da artroplastia de quadril?
No passado, a necessidade de hemotransfusão foi relatada em cerca de 15% a 69% das cirurgias de artroplastia total do quadril (ATQ), aumentando assim a morbidade e mortalidade. Atualmente, com a evolução da técnica cirúrgica, acredita-se que essa taxa esteja entre 2,5% e 15%.
O tema é importante também pelo fato da reserva de um concentrado de hemácias para cada uma dessas cirurgias levar a uma sobrecarga dos bancos de sangue, mais ainda com a frequência cada vez maior de realização do procedimento. Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo com o objetivo de determinar quais pacientes necessitam de reserva de hemoconcentrado, sendo previsto por parâmetros pré-operatórios específicos do paciente.
Imagem de kjpargeter/freepikO estudo
Foram selecionados 2.892 pacientes submetidos a ATQ entre 2020 e 2021 em um hospital alemão tendo sido avaliados a hemoglobina (Hb) pré e pós-operatórias, idade, IMC, sexo e classificação anestesiológica ASA. Em casos de transfusão, foram avaliados o tempo de transfusão e número de bolsas utilizadas. Os desencadeadores da transfusão foram Hb < 4,8 mmol/L (7,7 g/dL), com sintomas cardiovasculares como hipotensão, taquicardia ou isquemia eletrocardiográfica.
Leia também: Risco de complicações após ATQ e ATJ em sobreviventes de câncer de mama
A taxa global de transfusão foi de 1,2%. Comparado ao grupo de pacientes sem transfusão, o grupo transfundido era em média mais velho (73,8 anos (DP 9,7) vs 68,6 anos (DP 10,1); p = 0,020) e era majoritariamente feminino (p = 0,003), mas não apresentou diferenças em termos de IMC (28,3 kg/m² (DP 5,9) vs 28,7 kg/m² (DP 5,2); p = 0,720) ou ASA (2,2 (DP 0,5) vs 2,1 (DP 0,4); p = 0,378). O modelo de regressão identificou um nível de corte de Hb de < 7,6 mmol/L (< 12,2 g/dL), idade > 73 anos e IMC de 35,4 kg/m² ou superior como os três preditores mais confiáveis associados à transfusão pós-operatória em artroplastia total do quadril (ATQ).
Conclusão: hemotransfusão na artroplastia de quadril
Segundo o estudo, a possibilidade de transfusão é previsível com base nos parâmetros disponíveis no pré-operatório e os limites propostos para nível pré-operatório de Hb, idade e IMC podem ajudar a identificar pacientes e tomar medidas preventivas, se necessário.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.