Pode até não parecer, mas médicos também descansam, se divertem, viajam, dançam e comemoram. A vida fora do consultório, pronto atendimento ou hospital existe e é necessária para aliviar um pouco a rotina da prática clínica. E o Carnaval é um bom momento para isso.
Para muitos médicos, esse tipo de feriado é uma chance de aproveitar o tempo livre para pegar mais horas de plantão, para outros é um momento para descansar, se divertir, caindo na folia. Mas precisamos lembrar que, diferente de outras profissões, nós não pausamos a nossa identidade profissional quando estamos fora do trabalho, seja no dia a dia da vida real ou nas poses das fotografias nas redes sociais, continuamos sendo médicos.

Carnaval e redes sociais: até onde o médico pode ir?
Durante o Carnaval, as redes sociais se transformam em verdadeiros álbuns digitais: fantasias criativas, vídeos dançando, copos cheios, sorrisos e glitter. É nesse cenário que surge uma reflexão necessária: até que ponto o que publicamos durante a folia pode impactar nossa imagem profissional?
O Código de Ética Médica, não traz nenhum item que proíba o médico de se divertir, nem de compartilhar momentos da vida pessoal, mas alguns princípios devem ser considerados para manter a coerência entre a vida pública e o papel profissional, alcançando também à atuação no digital. Por isso, a seguir você confere cinco orientações para levar em consideração antes de postar suas fotos durante o Carnaval.
Redes sociais não são um diário pessoal
As redes sociais são um ambiente de posicionamento para o médico e tudo o que é postado, seja de forma pública ou privada, pode ser salvo e compartilhado em outros momentos, inclusive fora do contexto.
Por isso, antes de fazer um novo post de todos os eventos do seu dia, tenha o cuidado de analisar se aquela imagem poderá ter motivo para ser interpretada de forma diferente por pacientes ou colegas de trabalho.
Atenção a conteúdos ofensivos ou sexualizados
Você pode ser criativo com suas fantasias e na forma como vai postar seus conteúdos nas redes nessa época, porque o clima de descontração do Carnaval permite isso, mas cuidado com informações que podem ser desnecessárias ou confusas para a sua credibilidade médica.
Você também não precisa ser conservador, mas pense sobre qual a intenção de cada conteúdo, evite postagens associadas a sexualização excessiva, violência, estigmas sociais, duplo sentido ou outras frases usadas em legendas que possam ser questionadas.
Evite exposição de perda de controle ou ilegalidade
Fotos que mostram consumo exagerado de álcool, comportamentos de risco ou exposição inadequada do corpo, por exemplo, podem dar espaço para interpretações negativas, independente do contexto real que elas tenham.
Não significa que, como médicos, não possamos viver essas experiências, mas a percepção de quem nos segue nas redes sociais, principalmente o paciente, com esse tipo de conteúdo pode ser de falta de coerência com o papel que a profissão tem.
Cuidado com postagens feitas no calor do momento
O distanciamento de tempo ajuda a avaliar se aquela imagem representa você e se realmente precisa ser publicada. Mesmo após um tempo, ainda está em dúvida se deveria postar aquele conteúdo? Então não poste.
Quando a publicação precisa de explicação sobre o motivo de estar sendo publicada, provavelmente não vale o risco de uma exposição profissional errada. E, se mesmo assim você postou, prefira usar configurações de visualização mais restritas para as postagem, limitadas a um menor número de seguidores.
Divirta-se — com estratégia
Sim, doutor(a): divirta-se no Carnaval. Não se cobre perfeição em momentos de descanso e lazer. É possível aproveitar a folia sem prejudicar sua imagem profissional e sem desaparecer das redes sociais.
A chave está em pensar estrategicamente sobre o que você permite que pacientes vejam. No ambiente digital, o alcance é sempre maior do que parece, e preservar a reputação profissional faz parte da construção da carreira médica.
Autoria

Juliana Karpinski
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.