Veja como atrair ainda mais pacientes para o seu consultório
Com o boom da medicina, mais e mais jovens estão iniciando sua carreira na área e, com isso, o número de clínicas e consultórios médicos tem aumentado significativamente. Portanto, para quem quer investir no próprio negócio, a concorrência do setor está a cada dia maior. Nesse contexto, garantir uma boa quantidade de pacientes para que …
Com o boom da medicina, mais e mais jovens estão iniciando sua carreira na área e, com isso, o número de clínicas e consultórios médicos tem aumentado significativamente. Portanto, para quem quer investir no próprio negócio, a concorrência do setor está a cada dia maior.
Nesse contexto, garantir uma boa quantidade de pacientes para que o consultório obtenha bons resultados não é uma tarefa nada fácil.
Se você também é um médico que está vivendo em meio a tanta concorrência e deseja atrair pacientes para o consultório, esse artigo é para você! Descubra como diferenciar sua clínica das demais.
Organize a agenda
Pense qual é o atendimento que seu paciente deseja. Como ele gostaria de ser atendido? No que é possível melhorar?
Primeiramente, os médicos devem tirar um tempo para organizar a agenda e definir quais serão os horários disponíveis todos os dias da semana. Também calcule o tempo necessário para cada consulta e padronize os horários, isso te ajuda a não acumular muitos pacientes aguardando na recepção e cumprir o cronograma.
Para começar a divulgar a clínica e buscar novos pacientes é muito importante que se tenha horários vagos e definidos para atendê-los. Seus pacientes ficarão muito satisfeitos ao perceber que o agendamento é organizado e que serão atendidos no horário certo. Essa atitude cria um diferencial de mercado pois faz com que o paciente sinta-se valorizado.
É fundamental que os médicos deixem a agenda constantemente organizada e aberta a novos pacientes.
Proporcione um atendimento de qualidade aos pacientes
Todas as pessoas esperam ser bem atendidas e desejam que as clínicas as recebam bem, tratando-as de forma diferenciada. Por isso, é essencial que os médicos e todos os funcionários do consultório prestem um atendimento de qualidade e valorizem cada paciente que se relacionar com a clínica.
Mas, como isso vai fazer com que novas pessoas sejam atraídas para a clínica? Uma das melhores formas de promover um negócio é por meio de pessoas satisfeitas e que falam bem do empreendimento, a famosa propaganda “boca a boca”, correto? Por isso, prestando um atendimento com agilidade, educação, sensibilidade e eficiência, você irá fidelizar os atuais pacientes e assim disseminar uma boa imagem da clínica.
Lembre-se de aplicar um questionário de satisfação aos pacientes para dar voz a eles, receber feedbacks e realizar um processo constante de melhorias.
Facilite o pagamento
É muito importante que os médicos diversifiquem as formas de pagamento na clínica. Facilite através de máquinas de cartões e parcelamento. Mas lembre-se que as opções de pagamento devem ser iguais para todos os seus pacientes, não é possível oferecer condições especiais de pagamento como “promoção”, afinal, o CFM proíbe isso em sua Resolução sobre Publicidade Médica.
Invista no marketing
O mundo está evoluindo e alterando intensamente suas relações, principalmente nas formas de interagir com a audiência e de divulgar um negócio para o público.
O marketing digital está se tornando um grande aliado das clínicas que desejam atrair novos pacientes e fidelizar os atuais. Por isso, uma ótima dica para que os médicos consigam atrair mais pacientes para o consultório é por meio do uso de estratégias de marketing digital.
Os médicos que desejam aderir o marketing às suas clínicas podem contratar um especialista para colocar o consultório em outro patamar no que diz respeito a atrair novos pacientes, fazendo com que os resultados da clínica sejam ainda melhores. Mas você também já pode começar a dar os primeiros passos na estratégia de divulgação. Veja este Guia Gratuito de Redes Sociais.
Associe uma boa comunicação com marketing digital e ainda outros canais de divulgação, como banners e flyers, e veja o número de agendamentos crescer rapidamente.
Demonstre autoridade no assunto
Por último, os médicos não podem deixar de transmitir às pessoas que possuem total autoridade em sua especialidade. Ao transmitir domínio do assunto abordado e segurança aos pacientes, conseguirá fazer com que as pessoas deem preferência a clínica quando precisarem de algum atendimento, pois terão confiança no seu serviço.
Tornar-se referência em sua área traz uma vantagem estratégica de posicionamento para sua clínica no mercado.
Aprendeu como atrair mais pacientes para o consultório? Agora não deixe de baixar o nosso Guia de Redes Sociais e aprenda como utilizar o marketing digital a seu favor para conquistar novos pacientes e também torná-los fiéis à clínica!
Veja também: ‘5 estratégias de relacionamento para fidelização de pacientes’
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.