Logotipo Afya
Anúncio
Carreira16 dezembro 2024

Top 5 artigos que todo generalista precisa conhecer

Saiba quais são os artigos atuais que todo generalista precisa saber para se preparar para um plantão ou atendimento ambulatorial

O médico generalista precisa estar cada vez mais atualizado, algo que pode ser desafiador com a atual taxa de crescimento do conhecimento científico.

É impossível saber tudo, porém deve ser criado um fluxo de prioridade para o estudo e seleção de artigos.

Seguindo nesse contexto, apresento cinco artigos recentes de destaque que todo generalista precisa conhecer. Obviamente existem muitos outros, inclusive com ampla discussão nas pautas do Portal Afya.

Artigos mais importantes publicados em 2020 no New England Journal of Medicine

Lista de artigos

Hidrocortisona na pneumonia grave adquirida na comunidade

O tema do estudo foi avaliar o grau de impacto da administração precoce de hidrocortisona na mortalidade em 28 dias de pacientes admitidos em UTIs por pneumonia comunitária grave.

Foi um ensaio clínico randomizado, de superioridade, duplo-cego e controlado por placebo, tendo resultados evidenciando redução de mortalidade associada com o uso de hidrocortisona (200mg/dia em infusão contínua por 4 dias) em pacientes com pneumonia comunitária grave. A administração da corticoterapia deveria ocorrer dentro de 24 horas após o início de qualquer critério de gravidade.

No estudo, também houve benefícios com o uso de corticoide em desfechos secundários, como menor risco de ventilação mecânica e de uso de vasopressores

 

Vídeo versus laringoscopia direta para intubação orotraqueal

Esse trabalho comparou o uso do videolaringoscópio com a laringoscopia direta para a intubação traqueal de adultos gravemente enfermos.

Foi um ensaio clínico multicêntrico e randomizado, avaliando a intubação bem-sucedida na primeira tentativa como desfecho primário e a ocorrência de complicações graves durante a intubação como desfecho secundário.

Os resultados mostraram que o uso de um videolaringoscópio resultou na maior incidência de intubação bem-sucedida na primeira tentativa do que com o laringoscópio direto.

 

Lições práticas sobre terapia antimicrobiana para pacientes gravemente enfermos

Essa revisão gera grandes pontos de reflexão no manejo infeccioso de pacientes graves na UTI, ficando evidente o grau de complexidade do manejo microbiológico e das decisões terapêuticas.

O trabalho discute o papel do entendimento do perfil de colonização dos pacientes críticos, assim como o dilema entre a antibioticoterapia ampla ou descalonada de acordo com o perfil clínico do paciente e marcadores laboratoriais.

Assim como discute de forma completa os mecanismos de resistência um intensivista deve conhecer, refletindo sobre o entendimento da farmacocinética/farmacodinâmica e sua implicação na dosagem de antimicrobianos.

 

Apixabana para prevenção de acidente vascular cerebral na fibrilação atrial subclínica

O presente estudo teve como objetivo avaliar uma estratégia de anticoagulação na fibrilação atrial subclínica, tendo como desfecho primário o AVC e embolia sistêmica. Foi desenhado como um ensaio clínico randomizado multicêntrico, com separação de grupos usando apixabana 5mg 2x ao dia ou aspirina 81mg ao dia.

Um resultado significativo é que pacientes com FA subclínica e risco para AVC tiveram redução de quase 40% de eventos tromboembólicos com apixabana comparado a aspirina, assim como quase 50% quando avaliado o risco de AVC grave.

 

Uso de Albumina Intravenosa na prática clínica

O uso racional da albumina foi o tema central desse guideline, passando por reflexões sobre custo e planejamento terapêutico, até mesmo o equilíbrio de efeitos colaterais.

Os pontos de maior controvérsia e não recomendação de uso foram bem discutidos, como seu papel de expansor plasmático ou na correção de hipoalbuminemia, assim como em uso adjuvante na diureticoterapia para remoção de fluido extracelular.

Os pontos de maior indicação também foram bem abordados, com foco na síndrome hepatorrenal, paracenteses de grande volume e peritonite bacteriana espontânea.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Formação