Logotipo Afya
Anúncio
Carreira24 maio 2025

Residência Médica UNIFESP: guia do processo seletivo

Veja os detalhes para ingressar na Residência Médica na UNIFESP, como: inscrição, cursos oferecidos, provas e seleção
Por Redação Afya

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi criada em 1994, contudo sua origem se encontra décadas antes, na Escola Paulista de Medicina (EPM). Criada em 1933, a EPM foi a 11ª escola de medicina criada no país e ao longos dos anos estabeleceu a base do que viria a se tornar a UNIFESP, uma das maiores e melhores universidades da América Latina. O Hospital São Paulo, vinculado à universidade e inaugurado na década de 1940, foi primeiro hospital-escola do país, e continua a atender a mesma finalidade de treinamento de futuros médicos.

Ainda que possua 57 cursos de graduação e 71 de pós-graduação, permanece uma universidade especializada no campo de Ciências da Saúde e seus programas de residência estão entre os melhores do Brasil.

O processo seletivo para 2024/2025 se encontra atualmente nas fases finais de alocação das vagas remanescentes. Contudo, vamos detalhar o edital desse último processo para que os médicos interessados já possam se preparar para os futuros processos de seleção para residência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

saúde mental do residente de medicina

Inscrição

As inscrições para o processo seletivo ocorreram do dia 14 de setembro até o dia 28 de outubro de 2024, sendo realizadas através do site da COREME (Comissão de Residência Médica) da UNIFESP. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 663,51 para todos os programas de residência. Caso o médico atenda as exigências previstas no edital, ele poderá requisitar a isenção da taxa de inscrição.

Sempre bom lembrar que o médico deve estudar o edital a cada novo processo, pois valores e datas de inscrição e para pedidos de isenção não são fixos ano a ano. Além disso, é preciso ficar atento a atualizações publicadas nos sites dos processos seletivos.

Leia mais: Prova prática para residência médica: o que é e como funciona

Vagas e programas de residência oferecidos

Os programas de residência da UNIFESP possuem reserva de vagas, de 20% para pessoas com deficiência e 20% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para programas com três vagas, 1 vaga será reservada para os dois grupos, programas com apenas duas vagas não terão reserva de vagas para candidatos.

A seguir, listamos a relação dos programas oferecidos na instituição separados por tipo, o total de vagas para cada especialidade está disponível no edital de 2024/2025:

Programas de Residência com Acesso Direto na UNIFESP

Acupuntura, Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Genética Médica, Infectologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Tráfego, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Medicina Laboratorial, Medicina Preventiva e Social, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radioterapia.

Programas de Residência com Pré-requisitos na UNIFESP

Especialidades clínicas: Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Pneumologia, Reumatologia.

Especialidades cirúrgicas: Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Urologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular.

Outras: Cirurgia da Mão, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mastologia, Endoscopia, Oncologia Pediátrica, Dor/Anestesiologia, Cardiologia Pediátrica.

Áreas de atuação: Ecocardiografia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Atendimento ao Queimado, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Ecografia Vascular com Doppler, Medicina do Sono, Neurofisiologia, Clínica, Neurologia Pediátrica, Hepatologia, Infectologia Hospitalar, Psicoterapia, Psicogeriatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Endoscopia Ginecológica, Medicina Fetal, Reprodução Assistida, Alergia e Imunologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Medicina do Adolescente, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia Pediátrica  , Neonatologia, Nutrologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, Reumatologia Pediátrica, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Neurorradiologia.

Além de programas para anos adicionais e na área de transplante.

As maiores relações candidato/vaga no processo seletivo da UNIFESP costumam ficar com os Programas de Residência nas áreas de Neurocirurgia, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Psiquiatria, em grande parte devido ao número pequeno de vagas nessas especialidades. As especialidades com maior número de vagas no processo de 2024/2025 foram Clínica Médica (48 vagas), Cardiologia (24) e Pediatria (18).

Provas e seleção

Dependendo da especialidade escolhida, a seleção para o Programa de Residência teve até três etapas.

1ª etapa: Prova Teórica

Para as especialidades de acesso direto foram 100 questões de múltipla escolha com 20 questões de cada uma das grandes áreas da Medicina (Clínica Médica; Cirurgia; Medicina Preventiva e Social; Obstetrícia e Ginecologia; Pediatria).

Alguns programas com pré-requisito tiveram provas de tamanho diferentes e pesos diferentes na classificação final, abordando as matérias pertinentes à área de especialização. Cabe ao candidato verificar no edital as especificidades do programa de residência de interesse.

2ª etapa: Prova Prática

Composta por uma avaliação de habilidades e/ou uma avaliação informatizada contendo vídeos, imagens, esquemas e gráficos. Nem todos os Programas de Residência possuem avaliação prática, sendo preciso que o candidato leia atentamente o edital.

3ª etapa: Avaliação curricular

Essa terceira etapa (ou segunda para aqueles não tiveram uma prova prática), possui o menor peso na nota final e seus itens de avaliação variam de acordo com o esperado da formação do médico e da experiência necessária para a especialidade. Alguns pontos importantes de avaliação curricular são:

  • Instituição de origem
  • Desempenho durante a graduação
  • Duração do Internato
  • Iniciação e produção científicas
  • Monitorias
  • Atividades extracurriculares relacionadas ao ensino, assistência médica, estágios supervisionados e extensão
  • Congressos e cursos de extensão
  • Língua estrangeira
  • Eventuais infrações éticas ocorridas durante esta fase poderão significar eliminação do candidato.

Leia ainda: Residência médica IAMSPE: guia completo do processo seletivo

Bonificação

O edital de 2025, previa o direito de pontuação adicional de 10% aos candidatos que houvessem concluído o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC), com ingresso a partir de 2015 e concluído, ou participado do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (PROVAB). Devendo esses postulantes realizarem os trâmites necessários descritos no edital.

Resultados e classificação

Os processos de seleção para os Programas de Residência Médica da UNIFESP costumam durar todo o último trimestre do ano de divulgação do edital, com os primeiros resultados saindo já no último mês do ano ou no primeiro mês do ano seguinte e início das atividades em março.

Segundo o edital, se houver empate entre os candidatos, os critérios para desempate obedecerão à seguinte ordem:

  • Maior nota da prova escrita
  • Maior nota da prova prática
  • Maior nota da análise curricular
  • Maior idade.

Os médicos que não passam na primeira chamada também devem ficar atentos às chamadas subsequentes e processos seletivos abertos para ocupação de vagas remanescentes.

A Afya está sempre atenta às novidades do universo da residência médica, trazendo conteúdos atualizados e dicas valiosas para ajudar você nessa jornada. Para não perder nenhuma atualização sobre editais, provas e oportunidades, acompanhe a seção Carreira do nosso site e fique por dentro de tudo!

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Residência