Logotipo Afya
Anúncio
Carreira19 novembro 2025

Residência Médica: diferença entre as provas das principais instituições

Veja algumas características do Enare, AMIRGS, FMUSP, HCPA e muito mais!
Por Redação Afya

A realização do sonho da especialização médica passa pelo preparo adequado para a prova de Residência. Contudo, as seleções para Programas de Residência Médica podem variar consideravelmente entre instituições. Ainda que existam provas unificadas como o Enare ou o AMRIGS, cada processo de seleção pode apresentar algumas particularidades.

Neste texto iremos abordar algumas diferenças entre os principais processos seletivos para Programas de Residência Médica no Brasil.

Regras Gerais para Processos Seletivos de Programas de Residência Médica

Ainda que seja de responsabilidade da instituição, todo processo seletivo deve seguir regras estabelecidas pela Resolução CNRM nº 17, de 21 de dezembro de 2022. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) define que o processo seletivo para Residência Médica deverá ter até três tipos de avaliação:

  • Avaliação cognitiva/avaliação de conhecimentos teóricos (obrigatória e eliminatória)
  • Avaliação de prática profissional (opcional)
  • Avaliação curricular (opcional)

Essas três modalidades de avaliação poderão ser organizadas de quatro formas diferentes pela instituição, sem possibilidade de alteração do percentual de pontuação.

  • Avaliação de conhecimentos (Prova escrita, valendo 100% da nota final)
  • Avaliação de conhecimentos + prova prática (Com a primeira podendo valer de 50% a 60% da nota final e a segunda de 40% a 50%)
  • Avaliação de conhecimentos + avaliação curricular (Sendo o resultado da prova objetiva compondo 90% da nota final e o currículo no máximo 10% da nota)
  • Avaliação de conhecimentos + Prática + Curricular (De 50% a 60% da nota para a prova objetiva, de 30% a 40% para a prova prática e 10% para avaliação curricular)

Processos seletivos unificados

Enare

Atualmente, 1.037 instituições de saúde oferecerem Programas de Residência podendo contar modelos de seleção próprios. Entretanto existe o Enare, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que é o processo seletivo com maior número de oportunidades. Na edição de 2025, são 7.060 vagas em residências médicas distribuídas pelo país entre 237 instituições participantes, que incluem hospitais universitários e centros de excelência em formação.

Este exame unificado conta apenas com uma única etapa: prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, representando 100% da nota final.

AMIRGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) é responsável pela coordenação de uma das provas de Residência Médica mais consolidadas de todo território nacional. É um processo de seleção unificado oferecendo vagas de mais de 100 hospitais parceiros e instituições de saúde espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

A seleção inicial é dividida em duas categorias de exames teóricos-objetivos de caráter eliminatório e classificatório:

  • Para autoavaliação, cursos de especialização e programas de Residência com acesso direto: prova de 100 questões versando sobre as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde da Família.
  • Já para os Programas de Residência com Pré-requisitos: prova com 25 questões específicas sobre os tópicos do(s) pré-requisito(s) necessários para ingresso no Programa de Residência Médica. Serão consideradas as referências bibliográficas listadas nos editais.

Algumas instituições participantes do AMRIGS podem estabelecer alguns critérios diferentes para seleção como análise das vagas de ações afirmativas e uma segunda etapa de avaliação. Sendo assim, os candidatos devem ficar atento aos editais próprios de cada instituição.

Processos seletivos dos Programas de Residência mais procurados

O Brasil possui diversas instituições de saúde que oferecem Programas de Residência Médica, cada uma com suas características próprias, que podem se encaixar ou não nas necessidades dos médicos. Contudo, algumas se destacam no nível nacional pela incrível história que carregam e pela importância para área médica do Brasil.

Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

Englobando o Complexo do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), o maior centro hospitalar da América Latina, que inclui institutos especializados como o Instituto do Coração (InCor), Instituto do Câncer, Instituto de Ortopedia e Traumatologia e Instituto de Psiquiatria. Possui processo seletivo dividido em duas etapas:

  • 1ª fase – Prova objetiva: Etapa classificatória e eliminatória. A prova é composta de 120 questões de múltipla escolha para os programas de Acesso Direto, de Especialidades Clínicas, e Especialidades Cirúrgicas (com variação dos temas dependendo da especialidades escolhida). Já provas para Anos Adicionais são compostas por apenas 40 questões.
  • 2ª fase – Análise curricular: A avaliação do currículo classifica o candidato de acordo com alguns critérios estabelecidos no edital. Na seleção de 2024 foram considerados itens como faculdade de formação, pós-graduação, participação em monitoria, iniciação científica ou congressos, entre outros.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP)

Com foco no ensino e na integração entre pesquisa e assistência, oferece programas de residência junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP), Hospital Estadual, Unidades de Emergência e o Centro de Referência da Saúde da Mulher. Sua seleção possui três etapas:

  • Prova objetiva: 100 questões para programas de Acesso Direto e questões específicas para especialidades com pré-requisito.
  • Prova prática: Avaliação em estações simuladas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, e Medicina Preventiva e Social.
  • Análise curricular

Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Com infraestrutura que conta com diferentes ambulatórios, serviços, laboratórios, centros de pesquisa e simulação, além de um corpo técnico interdisciplinar e docentes com alta qualificação, o Programa de Residência do HCPA oferece uma oportunidade de formação em um hospital-escola de excelência

Seu processo seletivo é constituído de:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, para todos os programas. Sendo que o número de questões e temas abordados na prova poderão diferir dependendo da especialidade ser de acesso direto, com pré-requisito, ano adicional ou área de atuação.
  • Análise Curricular, de caráter eliminatório/classificatório, para todos os programas.

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia

Oferecendo vagas em diversas Instituições de Saúde que atendem ao SUS no Estado da Bahia, esse é um dos maiores processos seletivos da região Nordeste. Sua seleção é feita por meio de apenas uma prova classificatória e eliminatória, composta de 25 situações-problema com três questões cada, sendo 15 situações-problema com questões objetivas de múltipla escolha e 10 situações-problema com questões objetivas de resposta curta.

Para especialidades de acesso direto, a prova aborda, proporcionalmente, conteúdos de cinco áreas: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Obstetrícia e Ginecologia; Pediatria; Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva.

Já para o acesso aos Programas de especialidades com Pré-Requisito ou Áreas de Atuação ou Anos Adicionais, a prova possui caráter específico de acordo com os conteúdos das especialidades de pré-requisito dos Programas. Sendo composta de 15 situações-problema com três questões objetivas de múltipla escolha cada uma.

Esses são apenas alguns dos processos seletivos para Programas de Residência Médica no Brasil. Cabe aos candidatos estudarem com atenção aos editais de cada processo.

A Afya está sempre atenta às novidades do universo da residência médica, trazendo conteúdos atualizados e dicas valiosas para ajudar você nessa jornada. Para não perder nenhuma atualização sobre editais, provas e oportunidades, acompanhe a seção Carreira do nosso site e fique por dentro de tudo!

 

Autoria

Foto de Redação Afya

Redação Afya

Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Residência